O governo de iniciativa presidencial anunciou esta quarta-feira, 16 de julho de 2025, a intenção de digitalizar os processos de gestão dos recursos humanos e das pensões da Administração Pública guineense.
A propósito, a ministra da Administração Pública, Mónica Buaró da Costa, e o Secretário de Estado da Reforma Administrativa, Fernando Mendes, reuniram-se ontem com uma delegação da Firma AH Consulting do Uganda.
”A Firma AH Consulting de Uganda é um Gabinete da Consultoria para Assistência Técnica de Reengenharia, Análise e Digitalização dos Processos de Gestão dos Recursos Humanos da Administração Pública”, referiu a nota.
Segundo uma nota do gabinete da ministra da Fundação Pública a que o jornal O Democrata teve acesso, a execução do plano será apoiada financeiramente pelo Banco Mundial, através do Projeto de Reforço do Setor Público II, com o objetivo de melhorar a supervisão dos recursos fiscais e humanos, bem como reforçar as competências dos servidores públicos.
As partes analisaram também, no encontro, a situação dos moldes, em caso de contração da empresa ugandesa para concretizar o objetivo.
O financiamento do projeto de investimento ao Governo da Guiné Bissau contempla a componente II, que inclui o apoio à reengenharia dos processos de gestão dos recursos humanos e das pensões da Administração Pública, o reforço dos sistemas digitais de gestão da folha de pagamento, dos recursos humanos e das pensões da Administração Pública e à melhoria da qualidade da base de dados dos servidores públicos.
Por: Filomeno Sambú



















