Parabéns jornal O Democrata: 13 ANOS AO SERVIÇO PÚBLICO 

Em 9 de agosto de 2012, há 13 anos exatamente, um sonho tornou-se realidade. Ambição e vontade de fazer melhor pareciam nos rostos de três jovens guineenses iniciadores do projeto: Maurício Mané, Aua Baldé e Armando Lona.

A este grupo, juntaram-se outros guineenses, nomeadamente o distinto professor e jornalista, António Nhaga, a quem foi confiada a função de Diretor Geral, até à presente data.

Outro rosto que se confunde com o próprio jornal é o de Assana Sambú, incansável jornalista e trabalhador assíduo. Foi o primeiro redator em chefe do jornal e agora é Diretor adjunto.

Os incansáveis  repórteres Filomeno Sambú (redator em chefe) Epifânia Fernandes (redatora adjunta), Aguinaldo Ampa, Carolina Djeme, Tiago Seide, Alison Cabral, Marcelo Ncanha Na Ritche, Noemi Nhaga, Jacimira Sia, sem citar os estagiários, revisores, colaboradores pontuais, o informático, a paginadora e a mana de serviço auxiliar,  são rostos do núcleo duro do jornal. Vários outros nomes passaram por esta casa e hoje são profissionais credenciados em outras paragens, dentro e fora do país!

A administração  é uma válvula dinamizadora do jornal e sob o impulso contagiante do Administrador Maurício Mané, hoje labutam três jovens: Glenda Monteiro, Josefina Gomes e Janisse Nancassa.

Acreditamos na força da imprensa enquanto vetor de conexão, aproximação e cidadania. Acreditamos que o livre exercício da imprensa para além de um direito plasmado na Constituição da República,  faz parte da reivindicação histórica do nosso povo pelos valores de liberdade, justiça e emancipação. São esses valores que inspiraram a linha editorial de O Democrata e continuarão a ditar a nossa atuação com toda a humildade.

A escolha do nome e o logotipo mostram a orientação deste órgão que nasceu com ambição de mais que um jornal. O Democrata  é uma grande família, um espaço livre de expressão, de aprendizagem e de oportunidades para muitos jovens!

Ao passar do tempo, entre ventos e marés,  sucessos e erros,  O Democrata construiu uma identidade própria, um olhar público intacto assente na isenção, pluralismo e profissionalismo!

No longo caminho pela frente, a vontade de melhor servir o povo africano da Guiné-Bissau é inabalável.

Uma homenagem aos jovens que deram suas contribuições no passado nesta casa: Sene Camará, Aissatu Só, Alberto Có, António Braima Cissé, Cadidjatu Djamila da Silva, Elci Pereira, Juelma Gomes, Natali Sanhá, Romana da Silva, Braima Malam Sambú, Rafaela Queta, Tarcila Epifânio Gomes, Tiano Badjana, Jorge Otinta, Alcene Sidibé, Alfredo Maria Gomes, Augusto Ndana, Lassana Cassama, Sabino Mertche, Edmilson Queba Dabó, Celeste Djata, Malam Fati.

Feliz aniversário a toda família O Democrata.

Por: Armando Lona
Jornalista e PCA

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *