O primeiro-ministro da Guiné-Bissau desmaiou durante uma cerimónia e foi levado para Dacar num avião militar médico senegalês. Alegadamente, o chefe de Governo está “fora de perigo”.
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Braima Camará, foi transportado esta terça-feira, 26 de agosto de 2025, de urgência para um hospital em Dacar, no Senegal, após desmaiar numa cerimónia no palácio presidencial de Bissau, avançou a agência de notícias France-Presse (AFP).
“No final da cerimónia, ele sentiu-se mal e desmaiou”, confirmou à AFP uma fonte próxima do gabinete do primeiro-ministro, explicando que o chefe do Governo encontrava-se de pé, juntamente com outros responsáveis guineenses, enquanto o Presidente discursava, tendo desmaiado.
O chefe do Governo foi então levado a bordo de um avião militar médico senegalês para Dacar, para ser internado num hospital, acrescentou a mesma fonte.
Não foi feita qualquer declaração oficial pública sobre o assunto, noticia ainda a AFP.
“O primeiro-ministro está fora de perigo; recebeu cuidados muito rápidos e eficazes” antes mesmo de ser retirado, disse outro membro da comitiva do primeiro-ministro.
Camará sucedeu a Rui de Barros, nomeado em 20 de dezembro de 2023 para liderar um Governo de iniciativa presidencial, depois da dissolução do parlamento por Sissoco Embaló, meio ano depois das legislativas, ganhas pela coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) — Terra Ranka.
In lusa



















