Futebol: BENFICA CONTRATA TRÊS JOGADORES DO SEU ETERNO RIVAL SPORTING

O mercado de transferência de futebol nacional está ao rubro nesta época desportiva 2025-2026, principalmente no Sport Bissau e Benfica, o atual campeão em título da Guiné-Bissau. Após perder o internacional guineense, Enio Bidane, um dos melhores ativos na época passada, pelo Boavista FC de Praia, Cabo-Verde, no mês passado, as Águias reforçaram com três novos jogadores.

Os encarnados que tem dominado o Campeonato Nacional nos últimos anos no país, foram buscar três jogadores importantes do seu eterno rival, o Sporting Clube da Guiné-Bissau, tendo a vista a nova época desportiva, que ainda não tem uma data oficial para iniciar devido a crise interna entre a Federação de Futebol do país e a Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF), organismo encarregue de organizar a competição. 

Trata-se do extremo Danilson Fernandes Sá Junior, médio centro Umeni Andrade e médio centro Fuscano Mendes Salgado Gomes. De acordo com o clube encarnado, os três jogadores guineenses rubricaram um contrato valido por uma época desportiva, ou seja, até final da temporada 2025-2026.

Após a assinatura dos respetivos contratos na passada segunda-feira, 03 de novembro, os futebolistas foram apresentados aos sócios e adeptos do Benfica, pelo presidente das Águias, Manuel Pedro Vieira na sede do clube que fica nas imediações do Estádio Lino Correia em Bissau.

Na sua explanação, o líder do clube encarnado, Manuel Pedro Vieira, assecomou que o objetivo do Benfica é lutar sempre para conquistar o Campeonato Nacional da primeira divisão. Contudo, garantiu que o plantel ainda não está fechado.

“O objetivo de todos os benfiquistas é lutar em cada época desportiva pela conquista do campeonato nacional e não vai fugir a regra nesta temporada. Ainda não temos na totalidade os jogadores que equipa técnica precisa para esta temporada, mas já contratamos a maioria deles e  começaram a preparar a nova temporada”, disse.

Conhecido no mundo de futebol por “Manel Pedro”, o presidente do Benfica, reconhece que as dificuldades de estar a frente de uma equipa de futebol na Guiné-Bissau, mas promete continuar a trabalhar no sentido de dar a nova dinâmica ao clube encarnado, principalmente no aspeto da organização.

Ladeado por pelos seus diretos colaboradores, Pedro Vieira assegurou também que uma das suas maiores apostas será a angariação de sócios para o Benfica, tendo em vista a redução das dificuldades financeiras. Sem precisar uma data, o presidente encarnado promete abrir as inscrições no sentido de os benfiquistas se tornarem sócio do clube futuramente.

O Benfica, que éé-o clube com maior numero do Campeonatos Nacionais conquistado, tem, contratado nos últimos anos os melhores ativos dos jogadores do Sporting. Neste sentido decidiu contratar estes três jovens futebolistas que se destacaram na equipa rival na época passada.   

Com apenas 22 anos de idade, Danilson Fernandes Sá Junior, foi um dos jogadores que se destacaram na última época desportiva, principalmente no jogo diante do Benfica. Para além de uma visão do jogo, o jovem promessa tem excelente pé esquerdo. Já os dois médios centros, Fuscano Mendes Salgado Gomes e Umeni Andrade são dois médios com caraterísticas distintas, mas foram jogadores que se destacam na equipa leonina.

Importa salientar que o Benfica venceu os últimos dois campeonatos nacionais sob comando de Romualdo José da Silva “Aldo”. O antigo defesa central, que foi campeão nacional como jogador do Benfica, vai lutar pela conquista do seu terceiro Campeonato Nacional de forma consecutiva.

Aldo iniciou a carreira como treinador na equipa de FC Cuntum em 2021-2022. Devido às boas indicações que deixou na equipa na reta final da prova transferiu-se para o Benfica.

Para além de treinador de futebol, o técnico guineense é professor de educação física com a formação na Escola Nacional de Educação Física e Desportos (ENEFD).

Como jogador jogou no FC Cuntum, onde iniciou a carreira, Sport Bissau e Benfica e o Sporting Clube da Guiné-Bissau. Trabalhou com vários treinadores nacionais, Bucar Sanhá, João Pontes, Candeias, Pedro Dias, Marcelo Mendonça e Samba Sanhá.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *