O candidato independente Fernando Dias da Costa, apoiado pela coligações “PAI Terra Ranka” e API Cabaz Garandi”, declarou-se vencedor das eleições presidenciais realizadas no domingo na Guiné-Bissau, apesar de ainda se aguardarem os resultados oficiais da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
“Já temos os nossos dados apurados e sabemos qual é o resultado. Esta eleição foi ganha à primeira volta. Só estamos à espera da entidade competente [CNE] confirmar, para colocarmos o povo na rua a manifestar”, afirmou o político em declarações aos jornalistas, em Bissau.
Dias felicitou os eleitores pela participação nas assembleias de voto, que considerou uma demonstração de vontade de mudança.
“Isso demonstra que estavam cansados e que precisavam desta mudança”, acrescentou.
Segundo o candidato, a sua candidatura obteve vantagem em quase todas as regiões, exceto em Gabú.
“Mas, em geral, ganhámos com uma vantagem confortável. Não haverá segunda volta”, garantiu.
Fernando Dias disse esperar que a CNE divulgue resultados que traduzam a vontade popular expressa nas urnas. A comissão eleitoral tinha prometido anunciar os números finais até quinta-feira. Para Dias, o escrutínio representa uma viragem política e a derrota do Presidente cessante, Umaro Sissoco Embaló, que concorre a um segundo mandato.
A CNE prometeu divulgar os resultados provisórios até esta quinta-feira, 27 de novembro, apelando aos eleitores, candidatos, partidos políticos, coligações eleitorais e órgãos de comunicação social para que se abstenham de divulgar quaisquer resultados, por esta ser uma competência reservada, por lei, exclusivamente à comissão.
Por: redação
O Democrata / DW




















