O Candidato a presidenciais suportado pelo Partido Trabalhadores da Guiné-Bissau ( PT), João de Deus Mendes, acusou os candidatos adversários de criarem violência no país e alertou para riscos eminentes de uma revolta pós-eleitoral na Guiné-Bissau.
João de Deus Mendes, que falava esta terça-feira, 25 de novembro, em conferência de imprensa em reação ao processo de votação de domingo, afirmou que a Comissão Nacional de Eleições ( CNE) é o único órgão competente para divulgar os resultados eleitorais.
”Os candidatos estão a publicar as atas síntese nas redes sociais e noutras plataformas digitais, incitando o povo à violência. Se os resultados da CNE não corresponderem aos panfletos que estão a divulgar, poderá criar uma revolta que não será bom para o país”, alertou.
João de Deus Mendes aconselhou os colegas a guardarem serenamente pela divulgação oficial dos resultados eleitorais para evitar possíveis problemas, alegando que caso os resultados não correspondam às atas síntese, o candidato que se sentir penalizado pode recorrer à justiça.
”O povo guineense merece a paz e não merece ser perturbado como estamos a ser arrastados com esses pronunciamento de resultados antes dos oficiais”, insistiu e disse que os candidatos devem respeitar a lei e sem interferir na competência da CNE, a única entidade competente para anunciar os resultados das eleições.
Pediu, neste particular, ao povo guineense em geral, para baixar os ânimos, exortando os eleitores da diáspora para deixarem de incendiar a violência.
Repudiou posições que alguns dos seus colegas candidatos concorrentes estão a assumir neste momento crucial do processo, com recurso às palavras duras e de ameaças e prometeu respeitar qualquer resultado vindo das urnas.
”Se a nossa candidatura tiver alguma reclamação, vamos recorrer à justiça que é responsável pela validação dos resultados. Nós, enquanto candidatos, devemos ser um dos exemplos da democracia na Guiné -Bissau“, assinalou
Admitiu que o processo correu de forma transparente e calmo e o resultado beneficiará apenas ao povo, porque “somos todos guineenses”, por isso convidou os guineenses a manterem-se serenos e pacificamente a aguardar os resultados.
Recorda- se que o Candidato João de Deus Mendes suportado por Partido dos Trabalhadores da Guiné-Bissau figurava no boletim de voto na quinta posição na corrida às presidências de domingo.
Por: Jacimira Segunda Sia



















