O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, afirmou esta terça-feira, 02 de dezembro de 2025, que o seu país nunca desistirá da Guiné-Bissau, tendo assegurado que vão acompanhar com toda a atenção a situação.
Maria Neves falava à imprensa cabo-verdiana para analisar a crise na Guiné-Bissau, na qual promete participar na cimeira dos chefes de Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para analisar o relatório da missão de mediação e na qual Cabo Verde vai dar a sua contribuição.
O chefe de Estado cabo-verdiano explicou aos jornalistas que há varias razões que detectou após uma avaliação mais fina da situação, razão pela qual decidiu distanciar-se da comissão de mediação, contudo disse que está a acompanhar de perto todo o evoluir da situação na Guiné-Bissau.
Neves disse que informou que no dia 14 do mês em curso, estará presente na reunião dos chefes do estado e do governo da CEDEAO para analisar o relatório da comissão de mediação a fim de poder dar a contribuição para ultrapassar a crise política vigente na Guiné-Bissau.
Por: Aguinaldo Ampa
Audio: Cortesia da Presidência de Cabo Verde



















