VOZ DI PAZ APELA À “LIBERTAÇÃO IMEDIATA” E “INCONDICIONAL” DE DETIDOS POLÍTICOS DE 26 DE NOVEMBRO

A Voz di Paz — Iniciativa para a Consolidação da Paz, CTO-Bissau/Fórum de Paz e a Rede de África Ocidental para a Construção da Paz na Guiné-Bissau (WANEP GB) apelam à “libertação imediata” e “incondicional” de todos os presos na sequência dos eventos de 26 de novembro.

“… expressar a sua inquietação perante o clima de incerteza e violência que se vive no país em consequência do golpe de Estado do dia 26 de novembro. Chamam igualmente a atenção de todos os atores diretamente envolvidos [militares e autoridades políticas] e dos cidadãos em geral para o risco iminente de deterioração da já frágil paz social”,  lê -se no comunicado consultado pelo O Democrata.

As organizações que intervêm no domínio da consolidação da paz, mediação e resolução de conflitos apelam ainda à conclusão urgente do processo eleitoral, nomeadamente a divulgação dos resultados em conformidade com a vontade popular expressa nas urnas, assim como a criação de condições adequadas para um diálogo nacional inclusivo no período pós-eleitoral.

Por fim, apelam à ponderação, à responsabilidade e ao espírito de Guinendadi por parte de todos os cidadãos e de todos os atores políticos, militares e policiais. 

“Enquanto povo, partilhamos a aspiração comum de viver num país estável, justo e pacífico. Convidamos todos a unirem-se em torno desse propósito maior, colocando o interesse nacional acima de qualquer divisão “, concluíram.

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *