Futebol: CACINE EXIGE FFGB PAGAMENTO DO PRÊMIO DA CONQUISTA DO CAMPEONATO NACIONAL DA SEGUNDA LIGA

O Massaf Sport Clube de Cacine, campeão nacional em título da segunda divisão da época desportiva 2024-2025, exige da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) o pagamento do prémio em atraso pela conquista da prova no valor de 7.500.000 francos CFA.

A informação consta de uma carta da Direção deste clube sediado no Sul da Guiné-Bissau, enviada ao presidente do órgão, Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, a que a redação do Jornal O Democrata teve acesso esta quarta-feira, 03 de dezembro.

No documento, a Direção do Massaf Sport Clube de Cacine, lembra a instituição federativa nacional que a demora no pagamento do prémio está a causar dificuldades financeiras ao clube e consequentemente no início da pré-época do clube para o início do Campeonato Nacional da primeira divisão para a temporada 2025-2026.

“Massaf Sport Clube de Cacine, vencedor do campeonato nacional da segunda liga da época desportiva 2024/2025, através da sua direção executiva, vem solicitar o pagamento do prémio no valor de 7.500.000 francos CFA, que permanece em atraso. Gostaríamos de destacar que a situação exige urgência, pois um novo campeonato será iniciado este mês, de acordo com a vossa calendarização, a falta do pagamento devido tem-nos causado dificuldades financeiras, impossibilitando inclusiva a nossa pré-época”, lê-se ainda na missiva.

Por fim, o clube que regressou à primeira liga de futebol na última época desportiva garante que sem esta verba relativamente a premiação, o Massaf Sport Clube de Cacine terá dificuldades nas deslocações para os jogos do Campeonato Nacional, compra de materiais de treino e mão de luta do troféu.

Para além do clube sediado no setor de Cacine, o Democrata apurou que o campeão nacional da primeira liga de futebol, Sport Bissau e Benfica, também não recebeu o seu prémio relativamente à época passada no valor de 15 milhões de francos CFA.

Na sequência deste atraso no pagamento do prémio, uma fonte do clube encarnado informou hoje ao Democrata que o Benfica enviou uma carta à FFGB para exigir o pagamento, mas até agora o organismo não respondeu sobre o assunto.

O Massaf Sport Clube de Cacine, conseguiu a proeza de alcançar o título da segunda liga, após vencer Cupelum FC por 5 a 4, na marca de grandes penalidades, numa partida disputada no Estádio Lino Correia em Bissau no mês de julho último.

Apesar dos clubes ainda não terem recebido os seus prémios relativamente a época passada, a FFGB agendou para o próximo sábado, 05 de dezembro, a abertura da nova época desportiva 2025-2026, com o jogo entre o Sport Bissau e Benfica e o FC Pelundo para a Supertaça.

Importa salientar que o futebol nacional vive um momento conturbado na sequência da crise no seio da Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF), a estrutura que organiza o Campeonato Nacional de Futebol da primeira e a segunda divisão.

O então líder do órgão foi eleito, Dembo Sissé foi reeleito no mês de agosto último como presidente da LGCF quase pela unanimidade dos clubes. Passado um mês, a Comissão de Governança, Auditoria e Conformidade da FFGB, diz que não reconhece a reeleição de Sisse, devido às irregularidades que ocorreram durante assembleia eletiva.

Na sequência desta decisão, um grupo de 25 clubes decidiu realizar uma assembleia extraordinária no passado dia 29 de novembro, acabando por eleger Rui da Silva como novo presidente da LGCF.

Mas o Democrata apurou que antes da realização do ato eleitoral, o presidente deposto da LGCF, Dembo Sissé entrou com uma providência cautelar para suspender o ato, mas não foi respeitado pelo coletivo dos 25 clubes que convocaram a assembleia extraordinária.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *