A seleção de futebol do Egito é a primeira seleção a apurar-se para a fase seguinte do Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), que decorre em Marrocos, após somar duas vitórias consecutivas desta maior prova de futebol em África.
Depois do triunfo diante de Zimbábue no meio da semana por 2 a 1, os egípcios venceram hoje a seleção de África do Sul por 1 a 0, graças ao tento de Mohamed Salah aos 45 minutos do desafio na conversão de grande penalidade.
Salah, que joga no Liverpool da primeira liga inglesa de futebol, está a ser determinante na seleção do Egito nesta competição. Nos dois jogos da seleção egípcia, Salah marcou dois golos.
Esta partida do grupo B ficou marcada com expulsão do jogador egípcio Mohamed Hany, após ter-lhe sido exibido o segundo amarelo e o respetivo vermelho (45+2m). Mesmo jogando com 10 jogadores a seleção do Egito conseguiu aguardar toda pressão durante a segunda parte, acabando por vencer o jogo.
Feitas as contas depois deste jogo, as restantes três seleções nomeadamente África do Sul, que tem três pontos na tabela, Angola e Zimbábue, ambos um ponto cada, vão disputar uma vaga que resta no grupo B.
A partida entre Egito e África do Sul, foi antecedida pela partida entre as seleções de Angola e Zimbábue, que terminou com empate 1 a 1.
Entretanto, já se joga pelo grupo A, Zâmbia vs. Ilhas Comores e Marrocos vs. Mali. A seleção marroquina pode assegurar o apuramento caso vença, tornando-se assim a segunda seleção a garantir o apuramento para a fase seguinte da prova.
24 seleções, em seis grupos, com os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros classificados avançando para a fase de mata-mata.
O CAN’2025 vai decorrer em Marrocos entre 21 de dezembro de 2025 e 18 de janeiro de 2026, com a fase de grupos ocorrendo no final de 2025 e a fase de eliminação direta em janeiro de 2026, atravessando o período festivo de Natal e Ano Novo.
Por: Alison Cabral





















