CAN’2025: ANGOLA, MALI E MARROCOS LUTAM HOJE PELO APURAMENTO PARA OS OITAVO DE FINAL 

As seleções de Marrocos, do Mali, da Zâmbia e das Ilhas Comores, no grupo A, e Angola, África do Sul e Zimbábue, no grupo B, procuram hoje, 29 de dezembro de 2025, o apuramento para os oitavos de final do Campeonato Africano das Nações em Futebol (CAN’2025), em partida da terceira jornada do maior torneio de futebol em África, que decorre em Marrocos.

A seleção marroquina, anfitriã da competição e dos favoritos à conquista da prova, tem quatro pontos na tabela classificativa do grupo A, graças a uma vitória e um empate, vai jogar frente a seleção da Zâmbia, que partilha vice-liderança do grupo com a seleção maliana. Os marroquinos bastam somente um empate nesta partida de futebol garantirão logo a passagem para os oitavos de final.

Em relação a seleção da Zâmbia, que venceu o CAN em 2012, precisa de uma vitória diante da seleção poderosa do Marrocos para apurar-se para a fase seguinte da competição, organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF), entidade que gere o futebol em África.

Em conferência de imprensa que antecede nesta partida de futebol entre as duas seleções, o selecionador do Marrocos, Walid Regragui, afirmou que Achraf Hakimi, capitão da seleção marroquina fará o seu primeiro jogo no torneio precisamente contra a Zâmbia, após recuperar de uma lesão no tornozelo.

Já na outra partida do grupo, as seleções do Mali e Ilhas Comores também jogaram em busca de qualificação para os oitavos de final. As duas seleções estão separadas por pontos na tabela classificativa. O Mali, que duas partidas da prova somaram somente empates, tem dois pontos e precisa de uma vitória para estar presente na próxima fase do CAN’2025.

Por seu turno, a seleção das Ilhas Comores, uma das seleções surpresas na competição, tem um ponto na tabela classificativa. Após a derrota na jornada inaugural frente à seleção do Marrocos, empatou na segunda jornada frente à Zâmbia. Nesta derradeira partida da terceira jornada as Ilhas Comores precisam de uma vitória para estar presente no oitavo de final do CAN.

As duas partidas da terceira jornada do grupo A terão início às 19h00, de acordo com a CAF.

Relativamente ao grupo B do CAN a situação é diferente, porque uma das quatro seleções já garantiu o apuramento para os oitavos de final. Trata-se da seleção do Egito, que foi o primeiro país a conseguir o apuramento para a fase seguinte da competição. Em dois jogos realizados, os egípcios somaram duas vitórias que lhes permite marcar presença no oitavo de final da prova.

A seleção do Egito, vai defrontar nesta terceira jornada a sua congénere da Angola, que precisa de pontuar frente aos egípcios para manter viva a possibilidade de seguir em frente, como segundo classificado ou entre os melhores terceiros.

Os Palancas Negra, é uma das três seleções lusófonas presentes nesta na 35.ª edição da prova, vão jogar com os egípcios no estádio Grand Stade D’Agadir, em Marrocos, e está marcado para às 16h.

Na outra partida do mesmo grupo, África do Sul joga diante de Zimbábue com o mesmo propósito de lutar pela qualificação para oitavo de final do CAN. A seleção sul-africana iniciou a competição com triunfo diante da Angola, somando três pontos na tabela classificativa, mas foi derrotado na segunda jornada frente ao Egito, por isso, precisa de pontos para estar na outra fase desta prova.

Em relação a seleção de Zimbábue, que começou o CAN com uma derrota tangencial diante do Egito, empatou com Angola 1 a 1 na segunda jornada da competição. Feitas as contas, a seleção de Zimbábue terá de pontuar para manter viva a possibilidade de seguir em frente, como segundo classificado ou entre os melhores terceiros.

As duas partidas da terceira jornada do grupo A terão início às 16h00, de acordo com a CAF.

Importa salientar que após realização das duas jornadas do CAN, as seleções Botsuana, Guiné-Equatorial e Gabão são os únicos países que ainda não conseguiram pontuar na competição e estão praticamente fora da próxima fase deste maior torneio de futebol do continente.

As seleções do Egito, Nigéria e Argélia são os únicos países que conseguiram garantir o apuramento para a oitava final nos dois primeiros jogos da prova.

Em relação aos jogadores presentes no CAN, destaque vai para o extremo argelino e capitão da seleção, Riyad Mahrez. O antigo jogador do Manchester City lidera a lista dos melhores marcadores com três golos.

Argelino é seguido pelos vários jogadores, nomeadamente Brahim Diaz (Marrocos), Elias Achouri (Tunisia), Nicolas Jackson (Senegal), Lassine Sinayoko (Mali), Amad Diallo (Costa do Marfim), Ademola Lookman (Nigeria) e Mohamed Salah (Egito) todos com dois golos.

A terceira jornada seguirá na terça-feira com a realização dos jogos do grupo C e D e fecha na quarta-feira com os jogos do grupo E e F.

A 35.ª edição do CAN, que decorre em Marrocos, tem estado marcada por estádios quase vários. Neste sentido, a CAF anunciou a abertura gratuita de alguns estádios que acolhem jogos da competição, numa medida destinada a inverter o cenário de fraca afluência de adeptos registado em determinadas partidas da competição.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *