CAN’2025: NIGÉRIA GOLEIA MOÇAMBIQUE E GARANTE LUGAR NOS QUARTOS-DE-FINAL 

A seleção de futebol da Nigéria venceu hoje Moçambique por 4–0, em jogo dos oitavos de final do Campeonato Africano das Nações (CAN 2025), garantindo o apuramento para os quartos de final da competição, que decorre em Marrocos.

Os nigerianos confirmaram o favoritismo frente aos “Mambas” e impuseram uma goleada à única seleção lusófona ainda em prova.

Considerada uma das principais candidatas ao título, a Nigéria dominou amplamente a posse de bola e apresentou maior rotina e qualidade em relação ao adversário, que ambicionava chegar à próxima fase.

Antes da meia hora de jogo, a Nigéria já vencia por 2–0, com golos de Ademola Lookman e Victor Osimhen, um dos melhores avançados da atualidade, atualmente ao serviço do Galatasaray, da Turquia.

Na segunda parte, Moçambique tentou ajustar a sua estratégia com alterações táticas e substituições para evitar a goleada, mas sem sucesso, já que a equipa não conseguiu impor-se em campo.

O selecionador moçambicano, Chiquinho Conde, quase não se sentou no banco devido às constantes instruções dadas aos seus jogadores. No entanto, a Nigéria manteve o ritmo elevado e continuou a controlar o encontro.

Com boas exibições de Ademola Lookman, Akor Adams, Alex Iwobi e Wilfred Ndidi, a seleção nigeriana marcou mais dois golos na etapa complementar, reforçando o seu favoritismo.

Aos 47 minutos, Victor Osimhen voltou a marcar, fazendo o 3–0 e bisando na partida. Aos 75 minutos, fechou a goleada com o quarto golo.

O jovem Ademola Lookman, eleito o Melhor Jogador Africano de 2024 pela Confederação Africana de Futebol (CAF), tem sido um dos grandes destaques desta edição do CAN 2025.

Para além dos três golos já apontados na competição, o extremo da Atalanta, da liga italiana, soma quatro assistências.

Antes deste jogo dos oitavos de final, o Egito já havia garantido a qualificação ao vencer o Benim por 3–1, numa partida decidida no prolongamento.

Os oitavos de final encerram na terça-feira, com os encontros Argélia vs. RD Congo e Costa do Marfim vs. Burkina Faso.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *