O Procurador Geral da República (PGR), Amadu Tidjane Baldé, nomeou Manuela Manuel Lopes Mendes, para exercer o cargo de vice-Procuradora Geral da República.
Manuela Manuel Lopes Mendes é magistrada do Ministério Público (MP) e a sua nomeação para as novas funções consta do Despacho N.001 de 06 de janeiro de 2026.
De acordo com o despacho, até aqui a Procuradora Geral da República da República Adjunta, assume as novas funções na próxima segunda-feira, 13 de janeiro, como a tomada de posse.
A vice-Procuradora Geral da República terá como uma das missões coadjuvar Amadu Tidjane Baldé na gestão de processos sob alçada do Ministério Público.
Manuela Manuel Lopes Mendes tinha exercido as funções de Vive-Procuradora Geral da República entre março de 2020 e dezembro de 2021, nas direções lideradas pelos então Procuradores Gerais da República, Ladislau Clemente Embassa e Fernando Gomes, respetivamente.
De salientar que o Alto Comando Militar destruiu, através da Carta Política de Transição, o Conselho Superior de Magistratura do Ministério Público, um órgão consultivo e deliberativo.
Por: Filomeno Sambú





















