REUNIÃO ENTRE CEDEAO E ALTO COMANDO MILITAR TERMINA SEM DECLARAÇÕES

A reunião da missão presidencial de alto nível da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) com as autoridades militares que dirigem a Guiné‑Bissau desde 26 de novembro de 2025 terminou, cinco horas depois, sem qualquer declaração à imprensa.

A missão presidencial da CEDEAO, que se encontra no país para reunir‑se com os membros do Alto Comando Militar, tem como objetivo avaliar o processo de transição em curso, particularmente no que diz respeito à implementação das recomendações da organização e ao cumprimento das deliberações da 68.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, realizada a 14 de dezembro de 2025, em Abuja (Nigéria).

O encontro iniciou-se por volta das 13h20. Após cerca de duas horas de intensas discussões, a delegação presidencial da CEDEAO solicitou uma suspensão para concertação interna. Trinta minutos depois, a reunião foi retomada.

A sessão, realizada no salão General Umaro Sissoco Embaló, prolongou-se por mais de cinco horas e meia, terminando sem qualquer comunicação oficial à imprensa.

Após o encontro, a delegação presidencial deslocou‑se à Segunda Esquadra para visitar o líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e Coordenador da Coligação Plataforma Inclusiva Terra Ranka, Domingos Simões Pereira, que permanece detido.

Dos quatro políticos ligados à direção da campanha de Fernando Dias da Costa detidos na Segunda Esquadra após o golpe de Estado de 26 de novembro, três foram libertados na quinta‑feira passada: Octavio Lopes, dirigente do PAIGC e da PAI Terra Ranka; Marciano Indi, dirigente do PAIGC e da PAI Terra Ranka; Roberto N’besma, dirigente do PRS (ala de Fernando Dias da Costa) e da API‑Cabas Garandi. Permanece detido apenas Domingos Simões Pereira.

A comitiva presidencial da CEDEAO seguiu, posteriormente, para a Embaixada da Nigéria, onde visitou o candidato independente Fernando Dias da Costa e outras personalidades políticas que se refugiaram na representação diplomática.

A missão da CEDEAO é chefiada pelo Presidente da Serra Leoa e atual Presidente da Conferência da organização, Julius Maada Bio, e inclui ainda o Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye.

Integram igualmente a missão: Aladji Moussa Kaba, ministro dos Negócios Estrangeiros da Serra Leoa e Presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO; Cheikh Niang, ministro senegalês da Integração Africana, dos Negócios Estrangeiros e dos Senegaleses no Estrangeiro; General Birame Diop, ministro da Defesa Nacional do Senegal; Ngom, ministro‑conselheiro do Presidente do Senegal.

Regista‑se ainda a presença do Presidente da Comissão da CEDEAO, Omar Aliou Touray, acompanhado da representante da Comissão em Bissau, Ngozi Ukaeje.

Por: Assana Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *