O Conselho de Ministros ordenou e nomeou o ex-Secretário da Ordem Pública, José Carlos Macedo Monteiro, para o cargo de diretor-geral de Migração e Fronteiras.
No Mistério da defesa Nacional, foi nomeado Coronel Aliu Umaro Sila para as funções de Inspector-Geral da Defesa e o Capitão-de fragata, Boaventura Djassi, para ocupar o cargo do Diretor Geral da Política de Defesa Nacional.
De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros ordinário desta terça-feira, 13 de janeiro, a nomeação resultou do despacho do primeiro-ministro que deliberou que se efetue movimentações do pessoal da administração Pública.
A reunião foi presidida pelo Presidente da República de Transição, Major– General Horta Inta-a.

O plenário governamental analisou entre vários assuntos a movimentação do pessoal da administração pública.
No capítulo das informações, o Ministro de Administração Territorial e poder Local submeteu ao Plenário governamental diversas informações sob a sua tutela, destacando as necessidades e as diligências em curso para o assentamento da comunidade de Djobel no sector de Domingos, ou seja, tirar a comunidade das ilhas para a parte continental.
O ministro da Administração Territorial e Poder Local falou dos esforços em curso relativamente ao processo do saneamento da capital Bissau, da situação vigente no Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) e na Comissão Nacional de Eleições (CNE), após o pleito eleitoral de 23 de novembro de 2025, onde foram registados danos materiais.

Relativamente às deliberações, o Conselho de Ministros aprovou, com alterações, o projeto de decreto relativo ao regime jurídico das garantias pessoais do Estado.
Por: Jacimira Segunda Sia






















