CAN’2025: SENEGAL VENCE EGITO E APURA-SE PARA FINAL 

O Senegal fez história hoje em Marrocos ao tornar‑se a primeira seleção a garantir a qualificação para a final do Campeonato Africano das Nações (CAN 2025), depois de vencer o poderoso Egito, a nação com mais títulos da competição.

No duelo das meias‑finais, disputado no Estádio de Tânger, a equipa de “Leões de Teranga” mostrou superioridade durante praticamente toda a partida, num jogo organizado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), entidade máxima do futebol no continente.

Perante uma multidão vibrante de adeptos das duas seleções, o Senegal dominou a posse de bola desde o início, enfrentando um Egito muito recuado, que optou por defender em bloco para travar as investidas ofensivas da equipa senegalesa, vizinha da Guiné‑Bissau.

Apesar do domínio, a primeira parte não trouxe grandes ocasiões de golo, embora o Senegal tenha conseguido alguns remates enquadrados à baliza egípcia. O primeiro tempo ficou ainda marcado pela lesão do capitão senegalês, Kalidou Koulibaly, um dos jogadores mais experientes da equipa. Além da lesão, Koulibaly também está fora da final devido à acumulação de cartões.

No segundo tempo, os Leões de Teranga entraram com uma postura mais agressiva, determinados em chegar ao golo, mas encontraram dificuldades para ultrapassar o sistema defensivo bem montado pela equipa técnica egípcia.

O Egito tentou responder com contra‑ataques, mas sem sucesso, graças à excelente exibição do meio‑campo senegalês, especialmente de Idrissa Gana Gueye, que assumiu a braçadeira de capitão após a saída de Koulibaly.

Aos 78 minutos, o Senegal garantiu a vitória graças ao génio de Sadio Mané, a grande estrela da equipa. Mané recebeu a bola próximo da entrada da área, ajeitou e finalizou com precisão para o canto esquerdo, sem hipóteses para o guarda‑redes El Shenawy.

Com este triunfo, o Senegal torna‑se a primeira seleção a carimbar presença na final do CAN 2025. Agora aguarda o vencedor da outra meia‑final entre Marrocos e Nigéria, marcada para hoje às 20h00. Ambas as seleções são apontadas como fortes candidatas ao título.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *