Figura da semana: PEQUENO ÁGUAS REALIZA A SEGUNDA EXPOSIÇÃO “OLHAR DO INVISÍVEL”

O artista plástico, professor, cenógrafo e ativista dos direitos humanos Augusto Na M’bim realizou, na Tiniguena, a sua segunda exposição, intitulada “Olhar do Invisível”. A exposição é composta por um conjunto de obras que retratam infâncias interrompidas, sonhos adiados, desigualdades persistentes e resistências silenciosas.

Olhar do Invisível propõe uma travessia sensível pelo universo pictórico de Pequeno Águas. De acordo com o artista, a obra nasce do encontro entre vivência pessoal, memória coletiva e reflexão sociológica.

Nesta exposição, o artista convida o público a olhar para além da superfície, revelando histórias, emoções e realidades sociais que permanecem ocultas no quotidiano.

BIOGRAFIA

Augusto Na M’bim, conhecido no mundo das artes plásticas como Pequeno Águas, nasceu a 4 de agosto de 1997, na cidade de Gabú. É sociólogo, professor, cenógrafo, ilustrador, artista plástico e ativista dos direitos humanos. É licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Amílcar Cabral.

Tem-se destacado também pela liderança de projetos comunitários e artísticos com impacto educativo e social. É fundador da Academia de Arte “Pequeno Águas”, uma iniciativa cultural e educativa que promove o talento artístico local.

É criador do projeto “Cores de Esperança – Meninas na Arte Plástica”, que visa incentivar a participação das meninas no universo das artes plásticas. Desde 2022, é coordenador do Departamento de Arte e Produção Artística do movimento Mindjer Ika Tambur.

Desde 2024, exerce a função de coordenador do Departamento de Cultura e Arte do Conselho Consultivo das Crianças e Jovens da Guiné-Bissau.

Em 2024, foi assistente local de formação em cenografia no Centro de Artes Cénicas Transdisciplinares de Bissau. Atualmente, é porta-voz do coletivo de arte Galeria Jovem.

Por: Epifania Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *