PAIGC PEDE PRESIDENTE JOMAV PARA “INTERPRETAR CORRECTAMENTE” A DECISÃO JUDICIAL

O líder do PAIGC, partido vencedor das últimas eleições legislativas na Guiné-Bissau, apelou no passado dia 9 setembro, o Presidente do país para que “saiba interpretar corretamente” a decisão do Supremo Tribunal de Justiça.

Em conferência de imprensa na sede do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira afirmou que o pronunciamento dos juízes do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) “foi claro e inequívoco” pelo que o Presidente do país “saberá dar corpo e respeitar” a decisão tomada.

“Penso que é um momento alto para a democracia guineense. Hoje exaltamos o comportamento do nosso poder judicial”, observou Domingos Simões Pereira, para quem os juízes tiveram “coragem” na decisão que assumiram.

O líder do PAIGC considerou que os juízes do STJ “restabeleceram o direito a esperança ao povo” guineense ao mesmo tempo que contribuíram “de forma decisiva” para a separação de poderes na Guiné-Bissau.

O pronunciamento dos juízes não é mais que uma interpretação lógica das leis da Guiné-Bissau, notou Domingos Simões Pereira, adiantando que logo que o Presidente do país devolva ao PAIGC a possibilidade de indicar o nome do primeiro-ministro, o partido “saberá dar a devida resposta”.

Questionado sobre se poderá ser de novo candidato a primeiro-ministro, Simões Pereira afirmou que o partido “tem soluções para a crise” que se abateu sobre o país há mais de um mês.

O líder do PAIGC frisou que defende uma “governação inclusiva” com todas as forcas políticas como forma de estabilizar o país e promover “um verdadeiro desenvolvimento”.

 

In lusa

4 thoughts on “PAIGC PEDE PRESIDENTE JOMAV PARA “INTERPRETAR CORRECTAMENTE” A DECISÃO JUDICIAL

  1. Mais uma vitoria, no meu intender é fazer uma conselho cão dentro partido e formar um governo só de PAIGC sem PRS porque são atraidores.

  2. Tolerância e diálogo construtivo. Somos todos guineenses e capazes ultrapassar todas as barreiras. Sempre com diálogo, compreensão e tolerância

  3. PRS se vendeu, mostraram o que são realmente.
    E agora, certamente sem caras de vergonha vão
    participar de novo no próximo governo do PAI GC,

    Política é o melhor negócio da Guiné-Bissau. Em pouco
    tempo uma pessoa fica rica, não precisa de trabalhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *