A TRANSIÇÃO APOIADA PELA CEDEAO É A MELHOR SOLUÇÃO POSSÍVEL NA ALTURA

O Presidente da Comissão da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), Kadre Desiré Ouedragou disse que a “transição apoiada pela CEDEAO é a melhor solução possível na altura”. Ouedragou falava à imprensa na passada segunda-feira, durante uma conferência de imprensa conjunta com o Chefe da Missão de Observadores da CEDEAO.

“A transição apoiada pela CEDEAO é a melhor solução possível encontrada na altura, de acordo com a situação encontrada no terreno. Estivemos ao lado do governo de transição todo o tempo e para ajudar a organizar as eleições gerais. Para nós a questão de levantamento das sanções deveria ser endereçada às outras organizações e parceiros internacionais”, justificou. Instado a pronunciar-se sobre a declaração da Euro deputada portuguesa, Ana Gomes que acusou a CEDEAO de patrocinar o golpe de Estado, Ouedragou começou por dizer que essa acusação é da inteira responsabilidade da pessoa que a afirmou. Esclareceu, no entanto, que em nenhuma circunstância a CEDEAO patrocinou o golpe de Estado na Guiné-Bissau.

“No nosso protocolo adicional sobre o princípio democrático e de boa governação, nós declaramos a tolerância zero a todas formas de acensão ao poder pela via não constitucional. A CEDEAO mantém sempre essa posição e a CEDEAO foi a primeira a condenar o golpe e a impor a Sansão contra a Guiné-Bissau”, recordou o presidente da Comissão.

 

 

 

Por: Redação

Author: Odemocrata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *