RESTOS MORTAIS DE RUI ARAÚJO GOMES CHEGAM EM BISSAU

ARAUJOO corpo do ministro das infraestruturas, Rui de Araújo Gomes, falecido na semana passada em Macau, deve chegar hoje à Bissau, informou o delegado da Guiné-Bissau junto do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, Malam Becker Camará.

Rui de Araújo Gomes deslocou-se a Macau para participar no 5.º Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infraestruturas, mas não chegou a marcar presença no encontro.

O óbito do ministro foi confirmado no hospital, depois de ter sido enviada assistência médica ao hotel onde estava instalado.

O relatório da autópsia realizada do dia 12 de maio, aponta “fibrose hepática” como causa de morte, indicou a mesma fonte.

As despesas de transladação do corpo foram assumidas pelo Governo de Macau.

Engenheiro civil formado na antiga Checoslováquia, Rui de Araújo Gomes tinha 60 anos de idade.

Em 2004, ficou com a pasta dos Transportes e Comunicações no primeiro executivo liderado na altura por Carlos Gomes Júnior.

Em junho de 2013, foi nomeado para o Governo de transição, no cargo de ministro das infraestruturas.

Na década de 1990, foi sócio fundador de uma empresa de construção civil com o Presidente de transição Serifo Nhamadjo.

O ministro era ainda membro do ‘Bureau’ Político do PAIGC.

No país era mais conhecido por Rui Kimbanda, alcunha que tinha desde os tempos da sua juventude em que era membro da banda musical K-Negra, ao lado do célebre cantor guineense Sidónio Pais.

In Lusa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *