Líder do PAIGC: “PALAVRA DESISTIR NÃO EXISTE NO MEU DICIONÁRIO”

O Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira defendeu esta quinta-feira 9 de Junho de 2016 que a palavra “desistir” não existe no dicionário da sua vida e nem nos princícios do seu partido.

Falando numa conferência de imprensa na sede dos libertadores em Bissau perante os militantes e membros do governo de Carlos Correia demitido que estavam barricados no palácio governamental há 15 dias, Simões Pereira advertiu que não saíram da sede do governo em troca de nada, mas sim, cumpriram as suas missões de reivindicar a “legalidade”.

“Todo o mundo tem que deixar de chorar porque chegou a hora de trabalho. Porque a luta vai continuar. No meu dicionário de vida e princípios do partido que venho encontrar escritos por Amílcar Cabral, palavra desistir não existe, sendo que desistir significa transferir a minha responsabilidade para os meus filhos” espelhou.

O líder da União para Mudança (UM), Agnelo Augusto Regala assegurou que nunca vão aceitar desistir em detrimento de quem não fez nada para que o país consiga valores da democracia e liberdade.

“Mesmo cortando corrente eléctrica e água no palácio do governo, continuávamos lá até num momento como essa para fazer valer a democracia na Guiné-Bissau duma vez para sempre”, notou.

Os membros do ex-governo de Carlos Correia abandonaram, graças a intervenção das entidades religiosas e da comunidade internacional, na tarde de hoje, o edifício da sede governamental onde se encontravam barricados desde o dia 26 do mês de maio último, em protesto da nomeação de Baciro Dja como primeiro Ministro.

 
Por: Aguinaldo Ampa

28 thoughts on “Líder do PAIGC: “PALAVRA DESISTIR NÃO EXISTE NO MEU DICIONÁRIO”

  1. falam-se sempre nos pilares da democracia, so quero relembra que um dos pilares mais importante da democracia passa pelo comprimento escrupoloso da justiça, quem para ele so a justiça é feita quando lhe favorece essa pessoa nao pode falar da democracia.

  2. Temos que aceitar e viver a democracia. ate o que fizeram « ocupar a sede do executivo» não é mau, mas sim é um pouco incomodo e inconpreencivel.

    Só esta palavra « não vamos desistir » mostra que o PAIGC já esta na Oposiçao. Entretanto vão para ANP debater e dar os vossos pontos de vista para o bem estar da Guine.

    Uma outra coisa que esta a ficar estranha é seguinte O PAIGC usa mais comunicaçao social em vez de buscar um caminho para dialogar com o seu adversario.

    Um concelho a PAIGC se querem sair bem da Historia têm que ser dialogantes, porque so aproximando e dialogando com os seus adversarios é consegue tirar algumas vantagens, assim como o seu adverssario.

  3. Coitado Domingos, i tartari tok ika sibi keki pudi fassi!!! Agora é só aguarem pela cadeia, por corrupção e gestão danosa da coisa pública!

  4. Como é possivel aceitar este ilgalidade?

    “A maioria não é constante – é dinâmica” disse Baciro Dja numa entrevista Senegalês recentemente quando também defendeu o preconceito horroroso que em africa pode se negligenciar a democracia porque “Em africa há somente um chefe” (caminho para ditadura)

    É incrível a mal percepção…Vejam: Uma maioria pode ser formada por um partido caso obteve maioria absoluta ou por mais que uns partidos em coligação para assim obter a maioria. Estas maiorias entre partidos em coligações formam-se em função dos votos obtidos por cada partido.

    Não existe em lado nenhum no mundo a possibilidade de formar uma coligação entre grupos de um partido com um ou mais outros partidos para assim governar ou com indivíduos singulares de um partido formando uma maioria com um partido que perdeu as eleições para assim governar. Aqui viola se a Constituição, o povo e a vontade do povo sem muita gente perceber como é possivel aceitar este ilgalidade.

    1. Vá dormir, nhô “Linda V” (Domingos, ou Tania, JBV, Agnelo, Vicente…, sei que és um desses safados)!!!!

      1. Porque Aníbal? Percebo bem quer calar minha voz e o outras em favor da democracia mas não se percebe o que ganha com isso? Qual e o motivo para querer um pais em que depois das eleições ninguém pode saber quem vai governar mais que meses porque é possível para deputados infiéis não votar em favor do orçamento do seu próprio partido (apesar de ter aceito correr com este partido) e de repente mudar de lealdade para quem paga mais? Um país onde os deputados políticos podem mudar de ideais dependente de quem quer “comprar consciências” com dinheiro roubado do povo para assim formar governos ilegais com qualquer partido mesmo os que não eram os votados vencedores? Porque ter eleições assim– acha que vale a pena ter este modelo e que vai ser bom para o povo da Guiné?

  5. o povo nunca votou para ter um primeiro ministro corupto, um governo corupto onde o N°1 é mais pior que todos, nao respeita a justiça, nao respeita o povo, nao respeita a si mesmo, que confunde dialogo com conferencias de impresa, que nao aceita opinioes contrarias, algem com estas capacidades nao é um democrata.
    para terminar, é o proprio PAIGC e sue presi DSP quem nao respeita a vontade do povo,porque um povo como o nosso precisa ver feita a justiça e so assim verao que a sua vontade està sendo repeitada

  6. A Linda tem que entender que Sr Anibal tem razao no que disse, e esta a dizer a verdade.

    Aqui não se fala das declaraçoes e nem de descursos de um ou do outro mas sim fala se do verdadeiro exercicio democratico que é um passo gigantesco para a Guine Bissau « se um nao é capaz de governar como deve ser e garantir bem estar para o povo, o outro é capaz de o garantir.

    Linda falou dos artigos 4º e 98º da constituiçao da republica, e esqueceu-se de ler o artigo 69º conjugado com artigo 104º nº 2.

    Subscrevo tudo que Anibal disse.

  7. A Linda tem que nada! Podem e devem estudar o assunto. Sabe o que significa fair play e jogo limpo? O que é um estado democrático? Podemos ter um estado democrático sem respeitar as regras? Sei distinguir e sei por profissão interpretar as regras da democracia de mais do que um país – muitos anos de experiencia. É impossível pensar um único caso em que um gol de mão seria considerado justo no futebol. Actuar fora das regras da lei fundamental a constituição também acontece por falta de moral mas não e a mesma coisa como jogar limpo ou jogar sujo. As consequências chegam a ser gravíssimas quando um povo completamente perde o controlo sobre quem está a tomar as decisões em nome deles sobre a economia deles no próprio país deles. O país é do povo e não é do PR e a maioria absoluta votou para ter o Governo demitido antes de 15 de Agosto. Um governo Democrático eleito num país tem necessariamente de ser um espelho da vontade do povo e representativo do voto deste povo e não de grupinhos obscuros que querem enriquecer se no custo do outro e do povo. As consequências para o povo votar num e receber outro pode ser bem perigosa até muita gente pode morrer desnecessariamente por ignorância e por ganancia de poder e dinheiro. Um roubo é sempre um roubo mesmo se consegue se roubar usando arma ou comprando juízes.
    Espero que percebe quais possíveis as consequências para a sociedade civil? Quem vai sofrer são os mais pobres deste humilde povo. Existe regras mas uns actores não os percebem, nem querem perceber porque não é de interesse deles.

    Percebe as regras fundamentais da democracia? Não é possível sabotar o trabalho comprar membros de um partido que esta a governar bem para logo dizer que nao sao capazes e despoticamente dar a tarefa de administrar o país aos que não eram votados eleitos dizendo que agora estes devem porque podem governar simplesmente por terem o apoio do capital sujo ou de certos interesses dos militares.
    Sabe criticar quem defende a Democracia. Presumo que sabe ler, mas ainda não tem lido a constituição ou fez no diagonal por ter outro interesse. Querem desmontar ou evitar a construção de um estado com Democracia de verdade. Há aqui falta de moral talvez nem teem noção de o que é moralidade?

    Quem tem razão é quem DEFENDE a democracia. Neste caso a democracia da Guiné Bissau que tem a constituição e os juizes (deve ter) para o defender contra déspotas que quer todo o poder para continuar agir no interesse de si próprio e não o do povo. Normalmente num democracia a Constituição está la entre outro para defender o povo e o governo contra um PR que não gosta de Fulano ou Beltrano e quer impor o Citrano o ultimo que nem ganhou a confiança do povo.
    Está me a dizer que os que já há mais do que um ano tinha mostrado todo mundo que eram BEM CAPAZES de governar não eram? Eram antes do trabalho ficou interrompido e sabotado. Como pode uma pessoa honesto com honra dizer algo e pretender que acontece para garantir bem estar do povo ? Há despotas que acham que o povo não percebe o que e bem para o povo. Será que o Sr e um deles?
    Falando do do artigo 69º conjugado com artigo 104º nº 2 já tinha comentado ontem. Os critérios permitindo o PR demitir o governo não tinha sido preenchidos uma vez que não houve este crise política necessária e assim foi inventado para demitir o Governo. As provas nunca foram apresentadas.

    1. Vou repetir: “Linda V” vá dormir! Bu tartari!!! O teu problema é que nem a internet vai te consolar por ter perdido o tacho! Morra que nosso país terá um futuro melhor, livre de bandidos e corruptos!!! Cadeia a todos os bandidos tartaridos!

      1. Sr Aníbal. Acho que Quais são os inimigos do povo? Tanta vontade de calar minha pequena voz e mandar morte aos verdadeiros representantes eleitos pelo do povo? Morra? Tem que perceber que um futuro melhor é o que estava no caminho e somente existe um caminho que leva o pais sair da miseria e este é a via chamda Democracia verdadeira. Quem e bandido? Quantos hospitais e anos de alimentação escola livre de qualidade pode se comprar com 12Milhoes USD e acha legal limpar e roubar as Árvores sagradas ! (à decisão do governo proíbe o abate de arvores para exploração da madeira por um período de cinco anos por isto a solução era de demitir o Governo inventando crise politico) E um crime abater arvores que leva gerações de crescer de novo. Madeira do povo para enriquecer quem? O PR e os Generais. Esperamos que todos os Irans destes árvores vai caçar encontrar e punir fortemente os criminosos responsáveis pelo corte clandestino. Porque e que a venda ilegal da Madeira isto não acabou 2014 e quem e que vende o madeira ilegal? Madeira Ilegal da Guiné-Bissau com destino a China era dividido entre uma data de generais, António Indjai mais Hadja Satu Camará que não por acaso ficou promovida a brigadeiro(a)-general (pois não era pela luta em que nem participou mas para participação da matança das arvores que foram abatidas na zona de Empada) Porque e que se ataca aqueles que revelam os inimigos do povo? O povo pode ser enganado muitas vezes, porém, não pode ser enganado sempre.

        1. Boa noite Sr Aníbal pois nisto tem razão – preciso dormir e vou dormir bem pois quem é honesto dorme melhor e lembra que “Um erro não se converte em verdade pelo facto de que todo mundo acredite nele .” Mahatma Gandh

  8. Linda nos seus comentarios esta escrito « actuar fora das regras e da lei não é a mesma cousa com jogo limpo e jogo sujo, as consequencias podem ser gravissima quando o povo perde o controlo» e quem continua a ler o seu comentario vai ver que voce esta a incitar a violencia. mas não tens que esquecer que isso é crime.

    Mas as suas pretençoes não vao realizar. acredita.

  9. Quer me ameaçar sem fundo e ainda por cima usando “tens”! Não me conhece e não o convidei para titular uma Sra assim! Para onde vamos? Sinto pena pelos mas deve ter capacidade de conseguir ler e interpretar um simples texto: As consequências gravíssimas são para o povo! “As consequências chegam a ser gravíssimas quando um povo completamente perde o controlo sobre quem está a tomar as decisões.” Quando a economia vai a baixo quem perde mais? É o povo ou os que consegui enriquecer-se no custo deles? Repara que as piores consequências levam o povo que mais uma vez vai ter que viver sem esperança de um futuro e sofrer sem perspectivas de desenvolvimento e de ter uma vida digna. Muita gente do povo pode morrer desnecessariamente nos hospitais e por falta de recursos ou mesmo na sua casa em miséria malnutridas tudo por ignorância e por ganancia. Sabotagem da Democracia e roubando um povo pobre dum melhor futuro isto é que é CRIME contra a humanidade.

  10. Gostaria que alguem me explicasse o motivo que levou a dimissao de Simao Pereira, como primeiro Ministro, e por que razao o Sr PR nao mandou instaurar um inquerito, seguido de um processo crime que provasse as acusacoes? se se fala em democracia, fala-se em direito e como tal quem comete deve ser chamado a razao.

  11. Existe hoje muitos adeptos das teorias das maiorias, razao pela qual, teoriza-se a base da posse do governo recentemente empossado na Guine.O que me parece o assunto nao e’ das maiorias ou nao, mas sim, demitiu-se o governo que governava com maioria segunda a tese,( nao se provou materialmente os motivos e criminaliza-los), criou-se condicoes de fragmentacao de membros do parlamentos afectos ao entao governo, e agora, vem se dizer que o partido vencedor das eleicoes nao tem maioria para governar, mas sim o segundo com base dos membros do partido vencedor. O que e’ real, e’ o crime de abuso de poder e pelo que parece os tribunais da Guine sao incapazes de ajuizar o assunto por interferencia.

  12. Voce quer dizer que o povo viven bem e com uma esperança do desenvolvimento somente quando O PAIGC esta no poder. Olha, este seu comentario não tem cabimento nenhum!

    O PAIGC é pior esperança para guine bissau e para o povo. porque PAIGC governou 42 anos disgraçando o povo e o pais. a Sra Bem sabe disso. Voce ñao pode Imaginar tanto e quanto o PAIGC é Pior.

    Olha um conselho. Esquece PAIGC!

    Agora com um novo governo constituicional estamos a viver uma esperança do bem. acredita.

  13. Sr Lante com todo respeito não quero dizer isto. O que realmente quero dizer e que é importantíssimo e fundamental para a Democracia que a palavra do povo tem o seu devido peso. Se este povo tinha votado para “partido PRABIS” era este partido que devia governar em nome do povo. Caso faltava votos suficientes para formar um Governo podia fazer como se faz nas outras democracias no mundo: uma coligação com PRS ou qq outro partido para assim chegar a maioria. Mas tinha que ser uma aliança entre PARTIDOS para formar esta maioria com votos do povo suficientes. Caso o voto do povo não tem o peso a Democracia encontra se em terreno muito escorregadio e de repente decide um PR ou um General ou um Cartel que quer comprar conciencias para conseguir vender sua droga ou mandar. Pois há sempre “soluções” com gente que também podem Governar mal ou bem. O problema aqui é que não assim sem o mandado do voto do povo. Se é tão fácil para um PR “A” trocar Governo e por um Governo do seu gosto escolhendo um com insuficientes votos obtidos do povo alegando “crise” somente porque não gosta a resposta do “ B “quando tem intenções de negócios que vai contra o bem do povo já não existe Democracia.
    Portanto pode qualquer Governo escolhido pelo como capaz representar o povo caso obter os votos suficientes para ter o mandado do povo. Se não respeitamos quem venceu na troca para outro (telvez) capaz de reinar vamos “deitar fora o bebé com a água do banho” pois na troca mesmo se pode funcionar já se jogou fora a democracia.
    O importante nisto é que o povo assim pode destituir PAIGC no próximos eleições sem correr o risco de os ter um ano mais tarde porque um PR desta vez assim queria.

  14. Coitado, falso Linda V!!! Agora não tirar os olhos do ecrã, a comentar patarata. Sim, patarata, porque escreves muito mal. Porque não voltas a carteira, estudar mais um pouco, para que possas escrever bem e, assim, os leitores perceberem os teus comentários.
    Vai-se criar condições para que continues a estudar na cadeia. Bandido antidemocrático.

    1. Sr. Anibal! Primeiro escreves pior que eu. Segundo a minha preferência de ser honesto e ter profundos conhecimentos na área de Democracia tem mais valor porque vale saber o que é certo e o que não é. Pois sei que isto vale mais do que perder tempo concentrar em corrigir pequenos erros nesta escrita. A chamar me antidemocrático depois de todo que escrevi acima a defesa da Democracia e notem bem não em defensa do PAIGC que deve governar somente até o povo votar para outros partido e ai vai ter que acatar. Mas tem razão, mostra que tenho que escrever mais perfeito para Sr Anibal perceber. Vou tentar isto. Porque é que quer me na cadeia? E como é que quer fingir que sabe arranjar isto? Também faz parte da gente que não quer que o voto do povo tem valor? Que se deve trocar a escolha do povo para gente que aceita um solucao antidemocratica? Gente como Sr Aníbal que quer por críticos na cadeia? Onde vai opais assim? Resposta correcta no caminho e chega em breve: para um estado totalitário! Sabe o que significa? Pode estudar o assunto aqui: https://www.odemocratagb.com/cadi-seidi-decidimos-de-forma-voluntaria-e-consciente-a-nossa-saida/#comment-51443

  15. Sra Linda sinto muito a ver os seus comentarios a acusar os outros de vender droga. Voce é um dos aqueles que falam mal da Guine Bissau.

    Voce esta a acusar os outros de vender a droga. Vai ter que efectuar uma impugnaçao contraditorio no tribunal sobre essas acusaçoes. Esta a fazer uma acusaçao gravissima! Podes vir a responder judicialmente por isso!

    Tem que respeitar os nossos generais. Eles merecem o respeito.

    Sra é traidora da patria. Acredita!

  16. Volta a ler e ler bem esta vez! Depois diga me, faz favor, quem acusei de vender droga? Isto e pura Mentira ou mal consegue ler um texto! Cito o que eu disse acima ” CASO o voto do povo não tem o peso a Democracia encontra se em terreno muito escorregadio e de repente decide um PR ou um General ou um Cartel que quer comprar conciencias para conseguir vender sua droga ou mandar.”
    Enumerei exemplos de riscos o que arrisca se acontecer num estado SEM DEMOCRACIA aquilo sabemos que PODE ACONTECER CASO o voto do povo não e respeitado porque já aconteceu antes (Ou quer negar este facto também?) Nenhuma pessoa que ama Guiné quer ver isto outra vez.
    Sobre sistema militar: normalmente boa gente que seguem ordens, o sistema deles funcionam assim, e os mais altos deles merecem todo o respeito por serem defensores dos valores da pátria incluindo a Democracia – e um dever que agaradecemos! Teem actuado recentemente de uma maneira que e de esperar Graças a deus. Quando fazem bem merecem respeito do povo – caso contrario perdem o respeito porque sabe Sr Lante respeito é algo que se ganha através dos actos! Sr Lante tem que explicar muito bem como consegue chegar a conclusão e gritar erradamente que uma pessoa como eu é traidora por ter dito aquilo dito. Somente coisas em defesa dos direitos do povo e a da democracia. Traidores da pátria são gente que quer mal ao país que me parece que Sr. Lante quer. Gente que quer pessoas no tribunal como o Sr Lante sao pessoas que precisam de la estar e defender porque quer um estado contra o povo!
    Eu por minha amor de este povo humilde e minha amor do país nunca ia fazer mal e dizer nada que nao é correcto. Sou honesto com motivos bem claras é por isto é que me outra vez esta ameaçar – Tenha Vergonha !

  17. Sr ANIBAL e Sr. LANTE. Os srs têm problemas sérios de MORAL e CONSCIÊNCIA!!!! Digam lá quanto receberam para estar aqui a escever tudo isso!!!!??? Não sou do PAIGC mas digam lá qual é então o vosso partido?… o tal que fez mais do que todos os outros pela guiné?!… ou esqueceram que o PR e PM são do PAIGC? O tal que dizem ser legitimo!… nesse caso deviam estar a gritar VIVA O PAIGC!! Ou será que são do PRS?… o tal que fazia parte do governo demitido por corrupção!!! Mas que está outra vez no governo?!!.. afinal não era um governo corrupto? O Baciro não fazia parte desse governo? Então segundo vocês, depreendo que este governo seja efectivamente CORRUPTO. CONCLUSÃO: estou de acordo convosco… Este governo é corrupto e o paigc não presta porque o PR e PM são do paigc!!!!!
    Abraço

  18. Voce não tem amor nenhuma para o Povo da guine Bissau. Sabe porque ? Por que voce é que começou a falar das drogas, generais e da violencia, coisas que um cidadão que pensa bem da gine não deve falar. Mas Voce falou, sim.

    Isto é falta de amor para patria.

  19. Aonde aprendeu que e bom nao falar das coisas da realidade coisas que nao se deve falar? Se nao falar continua todo na mesma é e isto que quer? Entendo que acha que um cidadão que quer bem da Guiné deve fechar os olhos e ester mudo perante toda injustica mas como é que bom para povo e o país tem que elaborar! Sr Lante TEM QUE EXPLICAR PORQUE!

    Pelos seus comentarios garanto que tenho muito mais amor po Guiné e pelo povo do que o Sr Lante querendo fechar os olhos mantendo todo na mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *