GUINÉ-BISSAU CONTA COM MIL E SEISCENTOS NOVOS SOLDADOS

As Forças Armadas da Guiné-Bissau contam a partir de hoje 02 de dezembro 2017, com mil e seiscentos novos soldados, que prestaram juramento no Centro de Instrução Militar de Cumeré, na presença de membros do governo, chefias militares, corpos diplomáticos acreditados no país, familiares e conhecidos.

As novas recrutas da classe castrense guineense serão afectadas para os três ramos militares, nomeadamente, Exército, Força Área e Marinha. O ato decorreu sob uma forte moldura humana, composta por familiares, amigos e alguns curiosos.

Na ocasião, o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, General Biaguê Na N’tam não escondeu a sua satisfação, e disse que a referida cerimónia constitui um dos mais marcantes momentos da classe castrense guineense, acrescentando que para além de assinalar o rito da passagem de recruta a soldado, na sua visão simboliza também, o grau de respeito e de credibilidade que, ultimamente, as forças armadas guineenses têm vindo a conquistar na sociedade guineense e no mundo fora.

O líder militar recordou aos jovens soldados, a forma corajosa com a qual os saudosos combatentes da liberdade da pátria, sob a liderança de Amílcar Lopes Cabral e imbuídos do sentido patriótico, decidiram lutar pela
conquista da independencia da Guiné e Cabo Verde, deixando as bases nas quais se assentam hoje as forças armadas da Guiné-Bissau.

“É com muito orgulho que as forças armadas recebem esses jovens, pois representam uma garantia para o futuro que se quer construir; incorporando a ambição de ser um bom e grande comandante, entendendo o orgulho de ser militar, velando pelo cumprimento da disciplina militar e das leis vigentes no país”, nota Na N’Tam, apelando a promoção de uma cultura de mérito.

Biaguê quer ver proporcionadas as condições necessárias, para que os novos soldados possam cumprir melhor a missão que lhes foram incumbidos, apontando a disponibilização dos uniformes, as garantias de cursos de formação e capacitação em diferentes domínios ao nível interno e externo, a aquisição de equipamentos informáticos e bélicos da última geração.

A presença das mulheres no 13º grupo de juramento à Bandeira nacional foi realçada pelo Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, apontando a equidade e igualdade de género.

Ministro da Defesa, Eduardo Costa Sanhá ao presidir a cerimónia, garante que o Governo continuará a prestar as devidas atenções às forças armadas, para que a classe possa dispor de capacidade e competência necessária para melhor defender a integridade territorial da Guiné-Bissau.

“As Forças Armadas devem estar longe do solo político, se assim for, não nos resta acreditar que o futuro do nosso país será como Amílcar Cabral e muitos sonharam”, assinala Eduardo Costa Sanhá.

No ato estava presente o ex-Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, General Antonio Indjai.

 

 

Por: Sene Camará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *