TRIBUNAL DE CONTAS AUDITA ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO GUINEENSE  

O Tribunal de Contas da Guiné-Bissau, iniciou esta segunda-feira, 19 de março 2018, auditoria das contas de nove escolas públicas do ensino secundário, liceal e da formação superior. A iniciativa, segundo o tribunal, visa incentivar o melhoramento da gestão escolar no país e enquadra-se no âmbito de cumprimento da missão daquela instituição encarregue de auditar as contas das entidades públicas.

Presidindo a cerimónia do lançamento oficial do inquérito que decorreu no Palácio da Justiça, Dionísio Cabi, informou no seu discurso que a função da fiscalização das contas de Estado é uma das competências da instituição que tutela, a fim de evitar fraudes na administração pública.

Dionísio Cabi exortou  os auditores para não se  limitarem apenas a examinar as demonstrações financeiras das entidades, mas também realizar as investigações em diferentes áreas sociais, com o objetivo de emitir parecer e opinião sobre determinados assuntos.

Neste particular, lembra que a fiscalização nas suas diversas formas [auditorias, inquéritos e averiguações] é uma tarefa especializada com implicações legais, éticas e económicas.

“Investidos destes valores, acredito que os resultados dos inquéritos que hoje o Tribunal de Contas lança oficialmente junto das instituições públicas do ensino, nomeadamente, Liceu Dr. Agostinho Neto, Escola Normal 17 de Fevereiro, Liceu Nacional Kwame N’krumah, Escola Normal Superior Tchico Té, Escola de Ensino Básico Unificado Justado Vieira, Escola Nacional de Saúde, Liceu Técnico Amizade Guiné-Bissau e Turquia, Escola Ensino Básico Patrice Lumumba e Liceu Dr. Rui Barcelos Cunha, revelam evidências capazes de contribuir para o melhoramento do sistema de gestão administrativa e financeira nas instituições de ensino”, espelhou.

 

 

 

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A   

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *