Director de Campanha: “PRS NÃO ESTÁ CONTRA O PACTO DE ESTABILIDADE POLÍTICA, MAS É PRECISO CLARIFICAR O RECENSEAMENTO ELEITORAL”

O Director Nacional da Campanha Eleitoral também um dos vice-presidentes do Partido da Renovação Social (PRS), Orlando Mendes Veigas, advertiu esta quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019, que o seu partido (PRS) não está contra o Pacto de Estabilidade Política e Social e o Código de Conduta e Ética Eleitoral propostos pela Sociedade Civil, mas que é preciso clarificar o processo de recenseamento eleitoral antes da assinatura desses documentos.

Orlando Mendes falava aos jornalistas depois da reunião da Comissão Política realizada na antiga sede dos renovadores no bairro de Cundok em Bissau, com o objetivo de analisar a assinatura do Pacto de Estabilidade Política e Social, Código de Conduta e Ética Eleitoral propostos pela Sociedade Civil. Na ocasião, Mendes Veigas disse que desde o início que exortaram a Sociedade civil para usar a sua influência junto do GTAPE a fim de regularizar a situação dos cidadãos com problemas de acesso no dia da votação.

“Depois de o Partido da Renovação Social ter recebido o texto do Pacto proposto pela sociedade civil, entendemos que era necessário reunir a Comissão Política para analisar o documento e discutí-lo. Fizemos contrapropostas que deverão ser submetidos ainda hoje à Sociedade Civil, nomeadamente a afixação incompleta de nomes dos eleitores, a não satisfação das reclamações. Ou seja, há um conjunto de problemas que devem ser resolvidos e a qualquer momento que essas situações forem resolvidas, vamos assinar o documento sem problemas”. Mendes Veigas acredita que os promotores vão tomar em conta essas preocupações e pronunciar-se-ão sobre o assunto.

O dirigente dos renovadores informou que se essas situações não forem resolvidas, o Partido da Renovação Social terá dificuldades em avançar para a assinatura do Pacto de estabilidade política. Adiantou ainda que o PRS sempre propôs que deveria haver um documento como esse para estabilizar o país, mas que seria bom resolver e clarificar o processo de recenseamento eleitoral.

O diretor nacional da campanha dos renovadores mostrou que o atual Pacto de Estabilidade e Social fala apenas do momento eleitoral e pós-eleitoral, mas é omisso em relação ao momento pré-eleitoral. 

O momento serviu também para o diretor nacional da campanha eleitoral anunciar que o partido de milho e arroz vai fazer a abertura da campanha eleitoral na cidade de Gabú, no leste do país, de seguida voltarão à capital para depois procurar outras regiões, deixando sempre a mensagem de paz e civismo, reinado assim a festa da democracia.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *