A delegação da União Europeia (UE) na Guiné-Bissau doou esta quinta-feira a 17 instituições um conjunto de equipamentos utilizados pela missão de observação eleitoral que esteve no país.
Material de escritório, equipamento informático e de comunicações, bem como medicamentos, foram distribuídos para diferentes organizações não-governamentais nacionais e estrangeiras com longos anos de atividade no país.
O encarregado de negócios da UE em Bissau, Hannes Hauser referiu que o gesto serviu para dizer obrigado à sociedade civil pela sua ampla, disciplinada e pacífica participação nas últimas eleições, um contributo indispensável para a reconstrução da democracia no país.
Aquele responsável falava na cerimónia de entrega de material num dos hotéis da capital.
Os donativos estão orçados num valor total de cerca de 66 mil euros, mais de 42 milhoes de francos CFA.
A observação eleitoral foi financiada pelo Fundo para Estabilidade da União Europeia, durou quase três meses sem interrupção entre as legislativas e primeira volta das presidenciais a 13 de abril e a segunda ronda presidencial a 18 de maio e implicou a deslocação de cerca de 50 observadores dirigidos por Krzysztof Lisek, membro do Parlamento Europeu.
Por: Filomeno Sambú





















