Os principais actores políticos guineenses assinaram hoje a tarde, 10 de Setembro de 2016, no Palácio da República em Bissau, um acordo de princípio para a formação de um novo de governo de base consensual e inclusiva.
O documento foi rubricado na presença de uma delegação de alto nível da CEDEAO pelos líderes das principais forças políticas do país, designadamente o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira; o Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Mbunhe Nambeia; pelo Primeiro–Ministro, Baciro Dja; pelo presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá; pelo presidente da Comissão da CEDEAO, Alain Souza e pelo Presidente da República, José Mário Vaz.
O acordo prevê igualmente a criação de espaço diálogo entre o PAIGC, o PRS, o grupo dos 15 deputados dissidentes do PAIGC e partidos representados no Parlamento com vista à formação de um novo executivo.
As reformas da Constituição da República, da lei-quadro dos partidos políticos, da lei eleitoral, da justiça, da admistração territorial, da defesa e segurança, figuram no documento tambem assinado pelos dois Chefes de Estado Conacri guineense e Serraleonense, respectivamente Alpha Condé e Ernest Bai Koroma, em nome da CEDEAO.
No documento, a organização regional compromete-se a reforçar a capacidade de intervenção do seu escritório em Bissau bem como o papel do seu mediador para crise Bissau guineense.
No documento consta também o envio de missões ministeriais periódicas de avaliação da implementação do acordo.
Por: Redação

















COMO SERIA BOM O ENTENDIMENTO! QUE DEUS ILUMINE OS QUE LUTAM COM UM CORAÇAO PURO PARA QUE A PAZ DEFINITIVA SEJA ENCONTRADA. AMIN.
Este blog é muito interessante.
Isso em nada resolve!!
Sempre a mesma coisa, as mesmas pessoas, os mesmos problemas…Já virou mico!