POLÍCIA DA ORDEM PÚBLICA TEM NOVO MODELO DE PATENTES

A Polícia da Ordem Pública (POP) da Guiné-Bissau conta com novas insígnias (patentes) que entrará em funções a partir do dia 22 de Setembro corrente. A apresentação dos distintivos policiais foi feita pelo Comissário Nacional Adjunto dos Recursos Humanos e da Formação da Polícia, Coronel Salvador Soares.

A adopção de novo modelo de patentes para distinção dos agentes da Polícia da Ordem Pública das forças armadas, vem na sequência do seguimento da lei orgânica da POP-lei nº09/2010 aprovada pela Assembleia Nacional Popular.

Até aqui, a POP usava as mesmas insígnias com denominações e estruturas militares, mas com institucionalização das novas patentes para agentes da POP, a estrutura e denominação, ambas passam a ser diferentes das forças da defesa.

Na ocasião, o Ministro de Estado e do Interior, Botche Candé agradece ao governo português pela sua colaboração na materialização das insígnias que vão distinguir forças da ordem dos militares no que concerne às categorias.

“Imaginem, por exemplo, um estrangeiro visitar o país e constatar que as patentes de militares e polícias não apresentam diferença, com certeza ficaria com qualquer impressão. Quero acreditar que, talvez o único país no mundo com essa situação é a Guiné-Bissau, acrescenta, sublinhando, que a chegada das novas insígnias seria muito oportuna para a POP”, sublinha Candé.

Em análise ainda à forma como as patentes são atribuídas no Ministério do Interior, Botche Candé acredita que foi mal interpretado quando abordou a questão no final de agosto último, com indicações de que retiraria patentes aos oficiais graduados.

Em reação ao assunto, Ministro de Estado considera as informações destorcidas e nega que em circunstância alguma teria manifestado retirar as patentes e nem questionado a legalidade ou não das suas atribuições, mas sim pediu a justiça na atribuição de patentes, ou seja, para que as graduações sejam feitas com base na carreia e formações para cada categoria policial.

“Não tenho competências para retirar as patentes a  nenhum agente da POP”, reforça.

O governante disse ainda que deve ficar claro que a substituição de patentes é diferente de novas graduações, exortando os responsáveis dos recursos humanos para trabalharem no sentido de fazer a cerimónia oficial de entrada em funções de novas insígnias da POP.

Para o secretário de Estado da Ordem Pública, Marcelino Cabral a apresentação das novas patentes pelo Coronel Salvador Soares demostra que o Ministério do Interior está num bom caminho, acrescentando que as novas insígnias vai permitir clarificar as coisas e dissipar dúvidas sobre quem é das forças militares e quem pertence ás corporações de paramilitares, garantindo que vai fazer tudo para a materialização dos conteúdos propostos.

As novas insígnias agrupam-se em dezasseis categorias policiais  distintas designadamente:

OFICIAIS: – Comissário; 1º superintendente; 2º superintendente; intendente; subintendente; inspetor e subinspector. CHEFES: – Chefe; Sub chefe Principal; Sub Chefe Adjunto; Primeiro Sub Chefe e Segundo sub Chefe. AGENTES: – Agente Principal; Agente 1ª Classe; Agente 2ª Classe e Agente 3ª Classe.

 

Por: Sene Camará

Foto: Aliu Baldé

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *