O avançado guineense do Benfica, José Gomes (Zé Gomes) está entre os 60 (Sessenta) melhores talentos futebolísticos da atualidade no mundo. O nome de atleta luso guineense consta num trabalho realizado e publicado pelo diário britânico ‘The Guardian’, que analisa apenas os jovens promessas nascidos no ano 1999.
Também apelidado pela UEFA de ‘Zé Golo’ fruto do sucesso que teve no europeu sub-17. Tornou-se no jogador mais jovem do século XXI (21) a representar a equipa principal do Benfica, com 17 anos e 5 meses. O jovem avançado entrou aos 93 minutos de jogo contra Arouca para o lugar de Gonçalo Guedes numa partida que as águias venceram por 1-2.
Zé foi protagonista das primeiras páginas dos jornais desportivos depois do Benfica ter empatado com a equipa de Santos do Brasil (1-1), no jogo que assinalou os cem anos do Estádio ‘Vila Belmiro’ (campo de Santos) e que também serviu de homenagem a Léo, antigo lateral dos dois emblemas. O jovem avançado do Benfica “arrancou” duas grandes penalidades e desperdiçou uma delas.
BIOGRAFIA
José Gomes nasceu no dia 8 de Abril de 1999 em Bissau. Foi descoberto em Bissau pelo empresário Vital Sauane, que o apresentou ao Benfica de Portugal e que garantiu a sua contratação, quando tinha apenas 13 anos de idade. O menino de Bissau vive há pouco mais de três anos em Lisboa. A sua capacidade goleadora tem chamado a atenção dos dirigentes do Clube da Luz. O ponta de lança estreou-se na presente temporada pela equipa principal dos encarnados, onde está a mostrar seu talento a prova disso foi a sua mais recente exibição no Brasil frente a Santos, assumindo como um dos melhores dos comandados do Rui Vitória.
Viajou no início da época 2013/2014 para Lisboa, ficando a viver na Academia do Seixal, onde ainda habita. Apesar da mudança completa do ambiente, o jovem avançado teve de imediato um enorme impacto na formação encarnada. A prova são os golos apontados na categoria de iniciados, somando 25 golos na primeira época e 22 na segunda, em apenas 17 jogos, ajudando o Benfica a garantir o título nacional. Jogou 29 jogos nesta época (2015/2016) e marcou 26 golos na sua conta pessoal, isto é no clube e na selecção. Zé Golo saiu como melhor marcador do torneio da UEFA na categoria de sub-17, onde apontou sete golos em cinco jogos.
Por: Sene Camará
















