COP 22: CENTENAS DE PAÍSES PREPARAM RATIFICAÇÃO DOS ACORDOS DE PARIS

O Presidente da COP 22 e igualmente Ministro dos Negócios Estrangeiros de Marrocos, Salaheddine Mezouar anunciou na conferência das Partes que decorreu na cidade de Marraquexe, em Marrocos, que 105 países já depositaram os seus instrumentos de ratificação do Acordo de Paris, constituindo, assim, um importante sinal político na luta contra as Alterações Climáticas.

Convidou, por outro lado, os restantes países a seguirem o mais rápido possível o mesmo caminho no sentido de darem os passos importantes que estão a ser dados na ação sobre as mudanças Climáticas na COP 22 que deverá encerrar os seus trabalhos no próximo dia 18 de Novembro.

Na sua intervenção num tom muito positivo, o Presidente da COP 22 declarou que “as negociações estão indo bem e são exemplificadas por um processo altamente inclusivo e consultivo entre todas as Partes”. A Sociedade Civil, no seu entender, tem vindo a desempenhar um papel de extrema importância durante a preparação da COP 22, em particular, o poderoso empenho e o envolvimento da população jovem que participou na Conferência da Juventude (COY 12), na cidade de Marraquexe de 4 a 6 deste mês de Novembro e que continua a ser altamente ativa nas zonas Azul e Verde durante a primeira semana da COP 22.

O governante marroquino que preside a COP 22, sublinhou também os progressos que estão a verificar no regulamento do Acordo de Paris. Destacou ainda na sua intervenção, a questão do financiamento climático, em particular, como combinar os projetos financiáveis com Fundos Climáticos e mobilizar o financiamento do sector privado para alavancar o dinheiro público.

A Secretária Executiva da UNFCCC, Patrícia Espinosa elogiou o ministro dos Negócios Estrangeiros de Marrocos, Salaheddine Mezouar pela sua dinâmica na liderança deste evento como presidente da COP22. Aproveitou ainda ocasião para anunciar com entusiasmo que “mais de 90 países passaram de Contribuições Nacionalmente Determinadas (INDCs) para Contribuições Nacionais Determinadas (Nicas).

Segundo a responsável da UNFCCC, a transição aconteceu em tempo recorde, o que confirma o compromisso do mundo em lidar com a mudança climática “.

De referir que a cerimónia de alto nível da COP 22 terá lugar no dia 15 do mês em curso e contará com a Presença de Sua Majestade Rei Mohamed VI de Marrocos, o Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon bem como dezenas de Chefes de Estado e de Governo.

 

Por: António Nhaga, enviado especial de O Democrata em Maraquexe

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *