GOVERNO GUINEENSE PROÍBE COBRANÇAS DE POLÍCIAS AOS CIDADÃOS

O novo ministro da Administração Interna da Guiné-Bissau, Botché Candé, anunciou hoje que doravante passam a ser proibidas “as cobranças abusivas” de polícias aos cidadãos nas estradas e vias públicas do país.

Em declarações à agência Lusa, Botché Candé afirmou que a medida foi comunicada a todos os responsáveis do seu ministério e é extensiva aos comandantes da polícia, administradores e governadores regionais.

Botché Candé avisou que qualquer elemento da polícia apanhado na prática de “cobrança abusiva” será punido, podendo mesmo ser exonerado da corporação.

O ministro da Administração Interna deu como exemplo a cobrança que é feita às mulheres que se dedicam ao pequeno comércio de subsistência, que são obrigadas a pagar “taxas extras” quando transportam produtos do interior para Bissau.

“Há muita canseira no país. Há muitas mulheres que conseguem o sustento do seu lar a partir do pequeno negócio que fazem. Não podemos aceitar que os nossos agentes lhes façam cobranças abusivas”, declarou Candé.

O governante disse que a partir de agora, o comerciante não é obrigado a entregar dinheiro ao agente da polícia ou da Guarda Nacional, desde que pague a taxa devida ao Estado logo na procedência.

O ministro da Administração Interna diz também que fica interdita qualquer cobrança na via pública por parte da polícia de trânsito ou nos aeroportos, salvo as taxas previstas por lei.

“Não podemos admitir que pessoas envergando a farda da autoridade de Estado andem a pedir dinheiro aos estrangeiros que entrem ou visitem o nosso país. Isso dá uma péssima imagem da autoridade e do próprio Estado”, defendeu Botché Candé.

O responsável pela ordem interna na Guiné-Bissau afirmou que não será tolerado que agentes em nome do Estado abusem fisicamente das pessoas ou dos seus bens, como tem acontecido até aqui.

“Já avisamos que estas práticas de agressões físicas, roubo, ofensa às pessoas não podem continuar”, sublinhou Botché Candé, anunciando que a medida é de cumprimento obrigatório.

Botché Candé afirma que estas medidas se enquadram na reposição da autoridade de Estado na Guiné-Bissau.

Fonte: Lusa 

2 thoughts on “GOVERNO GUINEENSE PROÍBE COBRANÇAS DE POLÍCIAS AOS CIDADÃOS

  1. Sim sr ministro agora tem ver se vão cumprir realmente é uma vergonha parece uns pedintes com uniforme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *