Domingos Simões Pereira é Recebido pela Comissão Europeia

O Primeiro-Ministro Domingos Simões Pereira será recebido na quarta-feira em Bruxelas pelo Presidente da Comissão Europeia, o português Durão Barroso, para discutir a cooperação entre Bissau e Bruxelas depois do golpe de Estado de Abril de 2012.
Um encontro que vai selar a retoma da cooperação com a Guiné-Bissau, após a tomada de posse das novas autoridades do país.
Falando ontem, terça-feira, numa conferência de imprensa antes da sua partida a Bruxelas, Simões Pereira, disse que vai abordar com o presidente da comissão europeia os vários desafios que o país enfrenta.
A aplicação das verbas do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), será uma das tónicas que o primeiro-ministro guineense quer abordar com Durão Barroso, naquela que será a sua primeira deslocação desde a sua tomada de posse.
Depois de Bruxelas Simões Pereira visita Portugal entre os dias 17 e 20 deste mês para conversações com as autoridades portuguesas.
O primeiro-ministro fez questão de frisar que a sua visita a Portugal não se destina a negociar nada com as autoridades portuguesas mas conversar sobre diversos assuntos de interesse comum aos “dois países amigos” e a questão da TAP estará no centro das conversas.
A transportadora área portuguesa (TAP) suspendeu os seus voos para Guiné-Bissau desde dezembro passado, na sequência do embarque forçado pelas autoridades guineenses de 74 sírios no aeroporto de Bissau rumo a Lisboa.
Na altura a TAP considerou que só retomaria os voos – que eram três semanais -, depois de as autoridades guineenses garantirem medidas de segurança no aeroporto que a companhia considera ter sido quebrada com o incidente.
Domingos Simões Pereira também pretende sensibilizar as autoridades lusas sobre a retoma de apoios institucionais a Guiné-Bissau.
Ainda falando da sua estada em Bruxelas, além do encontro com Durão Barroso, o novo primeiro-ministro guineense vai participar numa vídeo-conferência com o departamento de assuntos políticos das Nações Unidas.
De Lisboa, Simões Pereira segue para Díli, onde vai participar na cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e ainda numa reunião preparatória da comissão mista entre Timor-Leste e a Guiné-Bissau.
Enquanto se espera a receção do Chefe do Executivo guineense pelo Durão Barroso, o Conselho da União Europeia decidiu hoje retomar a cooperação com a Guiné-Bissau, após a celebração de “eleições livres e credíveis”, levantando assim as medidas restritivas que impusera na sequência do golpe militar de abril.
A decisão foi tomada, dois dias antes de um encontro, em Bruxelas, entre o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira.
“Estamos de facto muito satisfeitos com esta decisão, uma vez que permite à UE apoiar as novas autoridades eleitas no seu caminho rumo à reconstrução e estabilização do Estado, ajudando-as a assegurar rapidamente funções estatais vitais”, afirmaram, numa declaração conjunta, a Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros, Catherine Ashton, e o comissário europeu para o Desenvolvimento, Andris Piebalgs.
O Conselho da União Europeia aponta que a decisão de hoje suspende as medidas que limitavam a cooperação da UE com a Guiné-Bissau, mas sublinha que espera “que as autoridades da Guiné-Bissau desenvolvam todos os esforços para cumprir os seus compromissos”, assumidos nas consultas com a UE em 2011, e que se referem a áreas como a reforma do setor de segurança, a renovação da hierarquia militar e a luta contra a impunidade.
A UE recorda que as medidas que limitavam a cooperação com a Guiné-Bissau foram impostas em julho, na sequência do golpe militar de abril e consequente designação dos seus principais instigadores para os postos de comando da hierarquia militar, o que a UE considerou uma grave violação dos elementos essenciais do Acordo de Cotonou, assinado entre a União e países da África, Caraíbas e Pacífico.

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *