Novo Representante de Ban Ki-Moon dentro de 15 dias na Guiné-Bissau

O antigo presidente de São Tomé e Príncipe, Miguel Trovoada, nomeado novo representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau deverá chegar em Bissau dentro de 15 dias, revelou hoje uma fonte do Governo guineense.
“Pelas indicações que temos da parte das Nações Unidas, o novo representante deve estar no país dentro de 15 dias”, disse à Lusa a fonte do Governo, indicando que as informações sobre a vinda de Miguel Trovoada “são ainda escassas”.
A fonte adiantou ter informações que indicam que o novo representante terá antes que se deslocar até Nova Iorque “para consultas” com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, de quem receberá indicações sobre a missão a desempenhar na Guiné-Bissau.
A assessoria de imprensa do gabinete integrado das Nações Unidas para a consolidação da paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) confirma a nomeação de Miguel Trovoada para suceder a Ramos-Horta, enaltecendo o trabalho desenvolvido pelo ex-chefe de Estado timorense nos 18 meses que esteve em Bissau.
Falando do novo representante da ONU na Guiné-Bissau, o gabinete de imprensa da Uniogbis refere-se a Trovoada de 78 anos, como sendo um político e diplomata com longa experiencia fruto de responsabilidades que já teve no seu país, São Tomé e Príncipe, onde foi primeiro-ministro e Presidente da República.
Também desempenhou as funções de secretário-executivo da Comissão do Golfo da Guiné entre 2009 e 2013.
Miguel Trovoada formou-se em Direito em Portugal.
Atualmente, São Tomé e Príncipe tem já um cidadão seu como representante de uma importante organização internacional, a União Africana, que é Ovídio Pequeno.

Por: redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *