CHEFE DE COMITÊ DE SANÇÕES DA ONU CHEGA A BISSAU AMANHA PARA ANALISAR SITUAÇÃO POLÍTICA COM AUTORIDADES

O presidente do Comité de Sanções das Nações Unidas, Elbio Roselli chega amanhã, terça-feira, ao país para uma vista de trabalho de algumas horas. A chegada do chefe do Comité de Sanções da ONU foi anunciada através de um comunicado de imprensa enviada a nossa redação pelo Gabinete da Comunicação do ministério dos Negócios Estrangeiros da Cooperação Internacional e das Comunidades.

Segundo o comunicado, Elbio Roselli, vem ao país com vista a obter informações sobre aplicação efectiva das medidas de sanções impostas através da resolução 2048 em 2012, pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, contra alguns chefes militares guineenses. Também agendou um encontro logo na sua chegada com o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, depois reunirá com os parceiros internacionais (Grupo de P5 e alguns países com representação diplomática em  Bissau) e a seguir com os elementos da sociedade civil guineense.

O Chefe do Comité de Sansões da ONU agendou ainda encontro com dirigentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), bem como do Partido da Renovação Social (PRS). Já no dia seguinte (quarta-feira) reunirá com ministro da Defesa Nacional juntamente com o Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, General Biague Na N’Tan.

Elbio Roselli manterá igualmente encontro de trabalho com os oficiais sob sansões , incluindo o Chefe de Estado-maior da Força Aérea e o actual Presidente do Tribunal Militar Superior

O comunicado informa ainda que o chefe do Comité da ONU entabulará contactos com as autoridades nacionais com o intuito de saber da evolução política na Guiné-Bissau. Ainda de acordo com o comunicado, Roselli agendou vários encontros de trabalho com autoridades do país, designadamente, ministro do Interior, Botche Candé, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanhá, Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá e por último será recebido pelo Chefe de Estado guineense, José Mário Vaz.

“Esta visita é realizada em cumprimento da sugestão contida no último relatório do Secretario Geral sobre progressos realizados no que se refere à estabilidade e restauração da ordem constitucional na Guiné-Bissau.

O Presidente do Comité de Sanções das Nações Unidas pretende ainda com esta visita, receber informações sobre o impacto das sanções, familiarizar-se com os  últimos acontecimentos políticos e melhorias de segurança no país e reiterar o apoio total do Comité de Sanções na restauração da ordem constitucional na Guiné-Bissau”, lê-se no comunicado.

Por: Redação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *