Eliminatória “CHAN’2018”: GUINÉ-BISSAU RECEBE GUINÉ-CONACRI EM JULHO

A Seleção local de futebol da Guiné-Bissau defrontará a congénere da vizinha República da Guiné-Conacri (Syli National) no jogo da primeira eliminatória para o ‘CHAN’ [Campeonato Africano das Nações reservado para os futebolistas que militam nos campeonatos nacionais dos seus respetivos países], notícia portal desportivo nacional ‘Soudjurtu’.

De acordo com ‘Soudjurtu’, o jogo da primeira mão para o acesso ao CHAN’2018 [a realizar-se no Quénia] entre os “Djurtus” e ‘Syli National’ terá que ser definida, posteriormente, nas datas entre 14, 15 e 16 de julho de 2017, em Bissau e a segunda mão disputar-se-á em Conacri, também a definir entre 21, 22, e 23 de julho de 2017.

Segundo o resultado do sorteio publicado no site oficial da Confederação Africana de Futebol (CAF), os “Djurtus” figuram no Grupo da Zona Oeste Africana, juntamente, com as seleções congéneres do Senegal, Serra-Leoa, Libéria, Gâmbia, Mauritânia, Mali e Guiné-Conacri, este último seu primeiro adversário.

As oito (8) seleções lutarão para duas vagas na fase final do CHAN a disputar-se em 2018 no Quénia. As vagas reservadas para os países da zona Oeste Africana serão disputadas de seguinte forma: Mali, Libéria, Mauritânia e Gambia disputam um lugar, enquanto a  Serra-Leoa, Senegal, Guiné-Conacri e Guiné-Bissau da mesma maneira lutam para outra vaga.

Caso a seleção nacional se qualificar para a fase seguinte, terá como adversário o Senegal ou a Serra-Leoa que se defrontam na primeira eliminatória. Os jogos da segunda eliminatória está marcada para o mês de agosto, sendo a primeira mão a disputar entre 11, 12, 13 de agosto de 2017 e a segunda mão para uma data a marcar entre 18, 19, e 20 do mesmo mês, avança ‘Soudjurtu’.

Em relação aos Países Africano da Língua Portuguesa (PALOP), Angola e Moçambique figuram no Grupo da Zona Sul, São Tomé e Príncipe  e Guiné-Equatorial no Grupo da Zona Central, enquanto o Cabo-Verde devia integrar ao Grupo da Zona Oeste Africana, juntamente, com a Guiné-Bissau, mas não se inscreveu para a competição segundo o sorteio realizado no passado mês de fevereiro no Gabão.

Recorde-se que a Guiné-Conacri atingiu as meias-finais no último CHAN disputado na Ruanda, cujo troféu foi conquistado pela República Democrática do Congo (RDC), vencendo o Mali por [3-0] no final.

 

 

Por: Sene Camará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *