O Ministério Público anunciou que na próxima semana vai começar o processo de extrair certidões para continuar a investigar algumas direções gerais dos Ministérios das Finanças, das Pescas e dos Transportes que apresentam fortes indícios de práticas do crime de corrupção no primeiro Governo do PAIGC liderado por Domingos Simões Pereira.
Uma fonte da Procuradoria Geral da República revelou a e-global que o Ministério Público concluiu na semana passada, as investigações relacionadas com o caso conhecido como “Resgate dos Bancos Comerciais” que envolve os Ministérios da Economia e Finanças, das Pescas e dos Transportes.
A mesma fonte informou que as diferentes Comissões de Inquéritos constituídas por aquela instância judicial acusaram os respetivos processos, tendo sido remetido os mesmos ao Tribunal Regional de Bissau para efeitos de julgamento.
As investigações em causa envolvem, segundo a fonte, os ex-ministros das Finanças, Geraldo Martins, das Pescas, Ildefonso Barros e dos Transportes, João Bernardo Vieira, todos eles membros do então governo de Domingos Simões Pereira.
A fonte adianta ainda que as três figuras acusadas nesses processos são principais suspeitos de crimes de desvios de fundos públicos de 2014 a 2015.
Com os processos já acusados, os suspeitos têm agora oito dias para apresentarem as respetivas impugnações contraditórias.
Findo prazo, os processos acusados pelo Ministério Público passam para o Juiz julgador proceder a marcação das datas das sessões de audiências e julgamentos.
Fonte: e-global

















Acho que um país sem justiça a muitas coisas nao podem funcionar em pleno da legalidade penso o ministério publico esta a fazer o seu trabalho que – lhe cabe de fazer .
Sem justiça nao havera paz e nem estabilidade governativa.Mas na guiné para fazer a verdadeira justiça é preciso muita coisa como a colobração etc…
uma porcaria encomendada do ditador José Mário Vaz. Um criminoso autentico! MP- Ministério de Publicidade, porquê não julgar caso de 12 milhões de dolares de Angola e o FUMPI? Sedja Man o cão de caça do JOMAV por quê que os casos de mortos e assassinatos estão para ti no segundo plano ou porque aí não taco?
Ola amigos jomafistas, lamento e com profunda tristeza que estou a escrever este texto. No entanto queria simplesmente manifestar a minha indignacao perante o tipo ou o rumo que a nossa dita justica esta tomando. Mas na verdade nenhum estado avance com justica encomendado o PGR esta falhado e como alguem mencionou ele esta a desmerecer a Faculdade de Direito das suas qualificacoes…Basta perseguicoes ao DSP e os dirigentes do PAIGC. No na puntau mesmo cusa, nunde qui 12.000.000$? Alguin cumel nada ca sai.