SÃO DOMINGOS AMEAÇA RETIRAR-SE DAS PROVAS NACIONAIS CASO DESCER DE DIVISÃO

Os ‘Tigres’ de Fronteira de São Domingos ameaçam retirar-se de todas as provas nacionais se a Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) decidir descer a equipa à Segunda Divisão na próxima época desportiva 2017/2018. Os dirigentes do clube nortenho prometeram avançar com uma queixa-crime contra a instituição que rege o futebol nacional caso mantiver a sua intenção.

Em causa está a polémica instalada a volta de perda de pontos de Sporting Clube de Guiné-Bissau pela utilização irregular do avançado Sumaila Djatá, que ainda estava inscrito como jogador de Sporting Clube de Bafatá.

Nesse sentido, é o entendimento dos dirigentes do clube de linha de fronteira, que os leões de capital deveriam ser a equipa a descer de divisão, não São Domingos, segundo alega a direção técnica da Federação de Futebol da Guiné-Bissau.

Segundo as informações recolhidas pelo Jornal O Democrata, as duas equipas têm ambas 27 pontos cada, mas no critério de confronto direto, Sporting leva a vantagem, por vencer o duelo na primeira volta por 5-1 , em Bissau, e empatou na segunda volta a zero bolas, em São Domingos.

Embora a Federação de Futebol não tenha produzido ainda  nenhum comunicado oficial sobre o assunto, mas informações apuradas indicam que essa versão é o entendimento da instituição federativa do país, pelo que seria São Domingos a descer da divisão devido a desvantagem no confronto direto.

Uma situação que não conforma os dirigentes de São Domingos que ameaçaram abandonar a participação em todas as provas nacionais e, consequentemente, avançar com uma queixa-crime junto às instâncias judiciais do país.

Contatado pelo nosso semanário, o treinador dos ‘Tigres’ de Fronteira, Noar António dos Santos, ameaçou que vão retirar-se das competições nacionais, se a federação avançar com “essa injustiça” e intentar uma queixa-crime contra a federação de futebol. Neste sentido, sustentou que o clube leonino perdeu mais do que sete pontos no campeonato, devido a utilização irregular de um jogador.

Noar António dos Santos disse a’O Democrata que enviaram emissário junto da direção técnica da federação de futebol, mas receberam informações não convincentes de que o jogador não teria jogado todas as partidas que alegam que o jogador participou.

Para dos Santos, o atleta em causa participou nas cinco partidas do campeonato ilegalmente, pelo que os verdes e brancos deveriam perder todos os pontos dessas partidas em que o jogador foi utilizado indevidamente.

“O atleta participou em cinco partidas, jogou contra Benfica, Bafatá, Mansoa, Cantanhez e São Domingos” precisou Noar dos Santos, para de seguida sublinhar que a direção técnica da Federação de Futebol está a fazer engenharias falsas para ajudar o Sporting.

Informou ainda que a federação retirou do calendário, o jogo de Sporting e Balantas de Mansoa onde os leões venceram com o atleta em causa e colocou o jogo de lagartos de Bambadinca no calendário em que Sporting foi derrotado.

O jovem técnico dos ‘Tigres’ acusou ainda alguns elementos da federação de futebol, sem, contudo chamar nomes, de estarem a tentar patrocinar a permanência dos leões no escalão principal em detrimento da sua equipa.

Apesar de tudo, Noar dos Santos disse que foi com grande surpresa que ouviram, através dos meios de comunicação, a informação da descida da sua equipa, para segundo escalão nacional de futebol para próxima época desportiva 2017/2018.

Assim sendo, o técnico guineense disse que estão a aguardar pelo comunicado oficial da instituição que rege o futebol nacional, mas garante que se for confirmada a decida a sua formação não vai participar nas provas nacionais de futebol.

Na visão do técnico de São Domingos, o Sporting tem 24 pontos e a sua equipa tem 27 pontos, fato que diz coloca o Sporting em cima de linha de água.

 

 

 

Por: Alcene Sidibé

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *