A Guiné-Bissau na sétima posição da taxa Mortalidade infantil

A Guiné-Bissau ocupa a sétima posição na lista dos países com maior taxa da mortalidade infantil, e as regiões de Gabú e Tombali lideram os números da mortalidade infantil em relação às outras restantes regiões do país.
Ao longo dos últimos 20 anos, foi registado um progresso significativo a nível mundial no que diz respeito a mortalidade de crianças de zero a cinco anos de idade ao nível mundial.
Os dados foram avançados hoje pelo representante do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no país, Aboubacar Sultan, na cerimónia de lançamento da campanha nacional de suplementação em vitamina (A) e disparazitação com mebendazol, para as crianças de 2 a 5 anos de idade, com início amanha, 02 de agosto de 2014.
Em nome do representante do PLAN, na Guiné-Bissau, falou Aruna Mané.
Segundo a Plan Guiné-Bissau, os dados de 2010, apresentam igualmente números alarmantes, que na visão desta organização, devem ser tomados em consideração, conforme referiu Aruna Mané.
Domingos Simões Pereira, o primeiro-ministro, presente na cerimónia, pede a colaboração dos pais e encarregados da educação das crianças para facilitar os trabalhos dos técnicos da saúde durante a campanha.
A campanha terá a duração de cinco dias e está a ser apoiada pelos parceiros do governo.
Dados indicam que a mortalidade diminuiu 47 por cento de 90/100 nascidos este ano, graças à ação sincronizada com a semana de promoção da amamentação celebrada entre 1 e 7 de agosto em mais de 120 países sob o lema: “amamentação uma meta triunfante para a vida”.

Por: Filomeno Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *