ONU QUER QUE POLÍTICOS GUINEENSES EXPRESSEM LIVREMENTE SUAS DIFERENÇAS  

O Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, UNIOGBIS, pretende que políticos do país se expressem mais livremente sobre as suas diferenças sem que tal leve a conflito, soube-se quarta-feira junto deste gabinete.

A Unidade de Informação Pública da UNIOGBIS terminou ontem, 05 de Setembro 2017, a capacitação de mais de 100 dirigentes e responsáveis de nove formações políticas guineenses na matéria de comunicação.

Falando à ONU News, em Bissau, a responsável de Informação Pública da UNIOGBIS, Júlia Alhinho, explicou como o discurso político pode ser usado para promover a paz.

“Esperamos que os participantes se sintam mais a vontade em falar uns com os outros sobre as diferenças política sem que isso possa levar a um conflito. Esperamos também para que nos próximos exercícios democráticos eles possam interpretar as preocupações das pessoas e transmitir o que pretendem para a Guiné-Bissau”.

 Alhinho recomendou ainda que a política seja feita no sentido mais ético da profissão e que as visões partidárias sejam comunicadas também de forma ética.

Apelou ao respeito das regras, da deontologia e da ética dos exercícios, tanto da política, como da comunicação são essenciais para promover a paz.

“Se os políticos fizerem política no sentido mais nobre da palavra que é a tomada de decisões em nome do povo e em constante comunicação com o povo, tendo uma política que tenha em vista o bem comum e o respeito pela independência da imprensa então por si só já vão comunicar para a paz e para o desenvolvimento sustentável”.

A iniciativa está alinhada a resolução 2343 do Conselho de Segurança da ONU e visa dotar os políticos de instrumentos sobre como transmitir aos eleitores e aos órgãos de comunicação social os programas e posições.

O princípio orientador deve ser a promoção da paz e o desenvolvimento sustentáveis, segundo a UNIOGBIS.

 

 

In angop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *