Vice-presidente de Benfica: “JOGADORES QUE DEIXARAM O CLUBE JÁ ESTAVAM NA LISTA DE DESPENSA”

O vice-presidente de Sport Bissau e Benfica, Fortunato Cardoso (Bodjan) afirmou ontem, 21 de Novembro 2017, que “alguns jogadores que deixaram o clube já estavam na lista de despensa, sobretudo como é o caso do médio ofensivo, Falido e lateral direito, Mamadu Lamine Darame (Djocolili)”. O dirigente dos encarnados de Bissau falava ao semanário “O Democrata” para abordar a situação da saída dos jogadores para o clube rival (Sporting da Guiné-Bissau), bem como a questão do boicote do campeonato nacional da parte das águias, tendo assegurado que a sua equipa não vai boicotar o campeonato nacional de primeira divisão, contudo vai continuar a exigir a “verdade desportiva”.

Bodjan afirmou que a sua equipa vai mesmo participar no campeonato nacional da primeira divisão, cujo início está previsto para próximo sábado, 25 de Novembro, no qual Benfica defrontará os Lobos de Canchungo na primeira jornada, uma vez que o futebol é a única modalidade, no país, em que a sua equipa está envolvida.

Na sua visão, pode haver outra forma de exigir a Federação de Futebol da Guiné-Bissau, sem boicote do campeonato.

Bodjan sustentou que mesmo que os dirigentes do clube não quisessem participar no campeonato, não lhes competia tomar essa decisão sozinha, sem antes consultar os sócios numa assembleia geral.

E sustenta que decidiram avançar para o campeonato, porque o tempo que lhes resta não dá para marcar uma assembleia para o efeito,  por isso saiu a decisão de participar no campeonato, salvaguardando assim os superiores interesses do clube e dos seus sócios.

Apesar disso, o dirigente disse que os campeões nacionais continuam a lutar pela “verdade desportiva”, lembrando que esse foi um dos princípios defendidos desde a campanha para a liderança do clube encarnado.

“Quando o assunto é verdade desportiva, nós estamos lá. Esta é a nossa ideologia desde sempre, aliás, lembro-me que na campanha para a liderança do clube defendemos a verdade desportiva”, assegurou.

Em relação à saída, de clube, de um grande número de jogadores que está a treinar neste momento no Sporting Clube da Guiné-Bissau e Cuntum, Fortunato Cardoso desvalorizou o assunto, ressalvando que o clube está numa fase de renovação do plantel e que alguns jogadores que deixaram o clube já estavam na lista de despensa, como é caso do médio ofensivo, Falido e o lateral direito, Mamadu Lamine Darame (Djocolili).

Em relação ao médio centro Saido Mané (Gatuso) e que também está a treinar no rival Sporting, Bodjan confessa que estão a contar ainda com o jogador, uma vez que não se despediu formalmente do clube, embora reconheça que este não esteja a treinar com as águias.

Sobre o avançado Alfucene Camará, uma das peças fundamentais para conquista do título de campeão nacional em futebol na época desportiva transata, o dirigente garante que atleta não deixou ainda o clube.

Nega ter havido desentendimento entre as partes e garantiu que não houve nenhuma polémica a volta do assunto, que possa motivar as saídas dos jogadores.

Bodjan disse que apesar toda a situação no plantel encarnado, o clube conseguiu segurar o maior número de jogadores, considerando por outro lado normal as saídas durante a abertura de mercado, o que segundo ele vai permitir a entrada de muitos e grandes talentos ao clube.

Fortunato Cardoso falou ainda dos objetivos do clube, que passa pela revalidação do título nacional e a conquista da taça da Guiné. Contudo, lamenta o fato de não ter conseguido conquistar do primeiro objetivo da época, que era a conquista da super taça, mas, mesmo assim, garante que isso não vai afetar a equipa na luta pela conquista dos dois troféus que ainda restam (campeonato e a taça da Guiné).

“Por coincidência perdemos a super taça, que era o nosso primeiro objetivo, mas nunca nos tira o objetivo de pensar nos títulos que restam nomeadamente, título do campeão e da taça”, Sublinhou.

Fortunato Cardoso informou também que os dirigentes de Benfica de Bissau estão focados na sua participação nas competições africanas, nomeadamente liga dos campeões. Um assunto que diz está a ser tratado internamente entre Benfica e a Federação de Futebol da Guiné-Bissau.

Cardoso revelou, nesse particular, que já estão no processo de inscrição dos jogadores e que já entregaram alguns passaportes na Federação de Futebol para o efeito.

“Benfica de Bissau quer representar o país na referida competição condignamente e engrandecer ainda mais o nome do clube”, realça.

 

 

Por: Alcene Sidibé

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *