(continuação) … O Democrata publica no seu site, em séries de 3 membros, o sintético percurso académico, profissional e político dos nossos atuais governantes. Visando, apenas, fornecer aos leitores do Jornal O Democrata informações precisas e credíveis que lhes permitem formular uma opinião objetiva e responsável enquanto cidadãos com direitos e obrigações.
DANIEL GOMES: Ministro dos Recursos Naturais
Nasceu no dia 2 de Junho de 1953 em Empada (região de Quínara). Foi eleito três vezes como deputado da Nação – PAIGC (1999, 2004 e 2008). Em 1983/89 delegado regional da educação de Quínara. Em 1989/93 diretor da escola de formação de professores Amílcar Cabral em Bolama. Em 1993 coordena projeto da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) em Buba. Em 2004, foi ministro de Defesa Nacional e depois de uma remodelação governamental foi nomeado ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Comunicação Social, Assuntos Parlamentares e Porta-Voz do Governo. Em 2006, foi nomeado ministro das Pescas; Durante o governo transição findo foi sucessivamente ministro dos Recursos Naturais, ministro da Energia e Indústria. Fluente em português e francês.
GERALDO JOÃO MARTINS: Ministro da Economia e Finanças
Nasceu na Guiné-Bissau. Fez a Pós-Graduação em Economia na Universidade de Londres (Inglaterra). Mestre em Gestão e Políticas Públicas, na Universidade de Londres (Centro de Estudos Financeiros e de Gestão), em Inglaterra. Licenciado em Direito, na Faculdade de Direito de Bissau. Mestre em Ciências Químico-Físicas, em Universidade Estatal da Moldávia.Especialista Principal em Desenvolvimento Humano e Gestor de Programas no Banco Mundial (Washington DC em Missão Residente em Dakar). De 2001 a 2003 foi ministro da Educação, Ciência e Tecnologia. Conselheiro Técnico USAID (Guiné-Bissau) 1994-97. Entre 1992 e 2003, investigador associado do Instituto Nacional de Pesquisas da Guiné-Bissau (INEP). Coordenador de Projetos no Instituto Nacional de Estatística de Portugal 1998-99; e Coordenou vários Projetos de Apoio à Educação na Guiné-Bissau entre 1999-2001. Foi um dos dirigentes do Partido da Convergência Democrática (PCD). Fluente em Português, Francês, Inglês e Russo.
CADI SEIDI: Ministra da Defesa Nacional
Nasceu em Komo, região de Tombali, no dia 9 de Novembro de 1966. Fez a licenciatura em Medicina Geral com diploma elevada distinção, na faculdade de “Giron” e “Júlio Trigo Lopez” em Cuba entre 1987 e 1993. Especializou-se em Pediatria em Cuba. Fez a Pós-Graduação em Neurologia Pediátrica, em cuba em 1996. Fez a formação em gestão hospitalar, em China no ano 2010. Médica militar, atualmente tem o patente de Tenente Coronel. Foi Diretora do Hospital Principal Militar “Amizade China Guiné-Bissau”, em 2011. Fluente em português, francês e espanhol.





















