DIA DE NACIONALIDADE: PAIGC RENDE HOMENAGEM A AMÍLCAR CABRAL

A Comissão Política do Sector Autónomo de Bissau do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), rendeu homenagem ao pai das nacionalidades guineense e cabo-verdiana, Amílcar Lopes Cabral com deposições de coroas de flores no seu túmulo. A iniciativa enquadra-se no âmbito da comemoração de 90 anos de Amílcar Cabral, que nasceu a 12 de Setembro de 1924.

A cerimónia de deposições de coroas de flores no mauseleu Amílcar Cabral em Amura, foi presidida pelo presidente da comissão política do sector autonomo de Bissau, Brígido de Barros que se fez acompanhar do líder da bancada dos libertadores, Califa Seidi bem como de outros dirigentes do partido. O chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, General António Indjai também participou no acto de homenagem ao fundador da nacionalidade guineense, Amílcar Cabral.

Brígido de Barros explicou na sua declaração ao Jornal O Democrata que 12 de setembro é uma data muito significante para os guineenses e cabo-verdianos, porque conforme disse é a data do nascimento daquele que é considerado obreiro principal da independência da Guiné e Cabo Verde.

Assegurou que em nenhuma circunstância não se podia deixar que o dia de hoje passasse de uma forma despercebida, ou seja, sem render uma justa homenagem ao Amílcar Cabral. Acrescentou ainda que todos os guineenses devem tomar Cabral como exemplo e como a inspiração para servir o país.

Importa referir que a cidade de Bafatá vai ser o palco central da comemoração de 90 anos de Amílcar Lopes Cabral. A cerimónia que será presidida pelo primeiro-ministro e igualmente líder do PAIGC, vai contar com a presença de diferentes figuras do país e dos representantes das organizações internacionais.

Por: Rafaela Iussufi Queta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *