Figura da semana: REALIZADOR RUI MANUEL DA COSTA DISTINGUIDO COM PRÉMIO ESPECIAL

O realizador e ator guineense, Rui Manuel da Costa (Pape di Nha Raça), foi distinguido com o “Prémio Especial” pelo seu projeto documentário filme intitulado “AMÍLCAR CABRAL – OCUPA ESPAÇOS”, no qual retrata o outro lado da vida familiar de Amílcar Cabral que, segundo o realizador, trocou a família pela Nação. O projeto documentário filme produzido pela ‘Tele Cine Bissau Lda’ foi eleito o segundo no concurso e beneficia de um financiamento estimado em 300 mil Euros (aproximadamente 250 milhões de Francos CFA) da parte de um produtor Luxemburguês.

OUAGAFILM LAB’2018 é um evento que reúne jovens realizadores da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) em Ouagadougou, capital do Burkina Faso, para a apresentação dos seus projetos de filmes a fim de obter apoios para a produção de filmes por produtores provenientes de diferentes partes do mundo para assistir a exibição de projetos de jovens realizadores africanos.

“Quero dedicar este trabalho ao povo guineense e, em particular, à minha mãe que vive no interior, na tabanca. Espero que no fim da produção dos trabalhos eu esteja em condições de apresentar um filme de longa-metragem, no Festival de Cinema Africano, em Ouagadougou no ano 2021”, disse o jovem realizador visivelmente satisfeito.

 

BIOGRAFIA

Rui Manuel da Costa nasceu na Guiné-Bissau e atuou como ator desde 1990 em diversos espetáculos e filmes com reconhecidos diretores teatrais e realizadores nacionais e internacionais. Foi selecionado duas vezes pelo PNUD com os projetos de filmes ‘NÔ PUDI FASSI’ e o ‘COTIDIANO’, no âmbito da iniciativa juvenil “Jovens Construindo Cultura de Paz na Guiné-Bissau 2008/2010” e venceu o concurso para a elaboração de conteúdos para educação cívica – eleições – 2009. Participou sete vezes no “Festival Internacional de filmes de Curtas-metragens, denominado Clap Ivoire: 2005, 2006, 2009, 2012, 2013, 2014 e 2016”.

Tem residência artística (ÁFRICA-DOC) em escrita de guião de filme documentário – Universidade “Gaston Berger” em Saint Louis – Senegal 2010. Participou no IVº Estágio Internacional de Atores (P-STAGE – Portuguese-Speaking Theatre Actors Gather Energies) em Bissau – Guiné-Bissau e participou no Estágio Internacional de Atores de teatro no Teatro “Daniel Serano” Dakar – Senegal. Atuou e produziu o espetáculo teatral “IRÃ MALGÓS”, da sua autoria, em 2000, e foi selecionado para o “Marché des Arts du Spectacle Africain – MASA” em Abidjan, Côte d’Ivoire, para representar a Guiné-Bissau.

 

 

Por: Assana Sambú

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *