A Presidente da Plataforma Politica das Mulheres (PPM), Silvina Tavares, exortou os deputados da nação na terça-feira, 13 de novembro, a aprovarem por unanimidade a lei da paridade agendada para a sessão parlamentar que se inicia manhã, 14 e que decorre até 18 do mês em curso, para que a nova legislatura inaugure uma nova era no país, que é ter um número significativo de mulheres no parlamento.
Numa conferência de imprensa realizada na sede da Plataforma, Silvina disse que a promoção da igualdade de género é um elemento chave para avaliar os compromissos de uma nação e dos seus dirigentes políticos para com os valores democráticos da justiça e do bem-estar.
Para a plataforma da política das mulheres, a lei é para estancar a discriminação contra as mulheres, facto que acontece um pouco por todo mundo. Cita como exemplo de emancipação o caso de países que aprovaram leis semelhantes que incentivam a participação das mulheres na política e na esfera social e os casos de outros países onde as mulheres ocupam cerca de 41,8 á 60 por cento dos acentos parlamentares.
Exortou ainda os partidos políticos a implementarem os princípios que de alternância de género na composição das listas de candidatos a deputados, sendo que a concretização da lei de paridade dependerá muito dos partidos políticos.
Pediu apoios por parte das Nações Unidas a fim de criar condições materiais às mulheres de forma que possam disputar de forma justa com os homens nas próximas eleições legislativas inicialmente marcadas para 18 de novembro.
Por: Epifania Mendonça
Foto: E.M



















