Balanço quadra festiva: POP REGISTA TRÊS ÓBITOS E MAIS DE QUINZE ACIDENTES DE VIAÇÃO

A Polícia de Ordem Pública (POP) registou durante a quadra festiva do Natal e fim do ano de 2018, em todo o território nacional, três óbitos, 16 casos de acidentes de viação, 27 de agressões físicas. Relativamente aos óbitos, dois resultam de acidentes de viação e um de agressão física. No total dos 27 casos de agressões físicas, nove (09) resultaram em  ferimentos graves.

O balanço do serviço prestado durante a quadra festiva foi apresentado pelo Comissário Adjunto da Polícia de Ordem Pública (POP), Salvador Soares, numa conferência de imprensa realizada numa das salas de reuniões do ministério do Interior.

Na mesma ocasião, o Comissário Adjunto disse que os óbitos registados não aconteceram durante as manifestações da passagem do ano, mas sim no período da manhã de 31 de dezembro, quando dois óbitos foram registados num acidente de viação em Tchalana e o terceiro aconteceu em São Domingos, eventualmente por espancamento.

Apesar do número de óbitos, acidentes e agressões físicas registados durante quadra festiva, o Comissário Adjunto da POP disse que o balanço foi normal para o período, porque apesar de os óbitos registados não terem acontecido na passagem do ano, estão dentro das estatísticas e das previsões para as comemorações.

“O acidente de viação em Tchalana que envolveu uma viatura de transportes misto e que resultou em dois óbitos não tem nada a ver com as manifestações da passagem do ano. O óbito de São Domingos faz parte sim porque, segundo os relatos de testemunhas, a vítima estava numa localidade a beber bebidas alcoólicas quando houve uma altercação entretanto apaziguada. Porém, mais tarde um dos envolvidos foi encontrado morto (com sinais de espancamento)”, informou Salvador Soares.

Quanto ao comportamento público, Salvador Soares assegurou que a instituição que dirige sentiu-se muito satisfeita com o grau de civismo mostrado pelas populações durante a comemoração da passagem do ano. No passado, a gestão da euforia dos manifestantes era difícil para as forças de segurança, devido a atitudes e comportamentos nefastos das pessoas na celebração da passagem do ano.

 

 

 

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *