O Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), José Pedro Sambú, garantiu esta sexta-feira, 08 de março de 2019, que já estão criadas todas as condições logísticas, materiais e humanas para a votação nas eleições legislativas de 10 de março do ano em curso.
A garantia foi tornada pública pelo responsável máximo da entidade encarregue do processo, José Pedro Sambú, durante a leitura da sua mensagem de apelo aos guineenses para irem votar no dia do escrutínio.
Na ocasião, José Pedro Sambú disse que as autoridades nacionais, em colaboração com as forças da ECOMIB, vão garantir na sua plenitude o asseguramento do processo em toda a extensão do território nacional.
Acrescentou ainda que os observadores eleitorais internacionais também já estão no país e acreditados para verificar e fiscalizar o processo de votação.
“As eleições são o momento alto da democracia, particularmente nesta fase difícil e decisiva para a Guiné-Bissau, assume uma importância maior. Não podemos negligenciar muito menos abdicar de exercer o nosso direito de voto, porque é fundamental e só com o voto é que participamos ativamente e damos vigor a democracia”, apelou.
Aquele responsável do órgão executor do processo eleitoral informou que o ambiente da democracia estruturada faz-se por escolha e só escolhe quem participa através do voto.
Adiantou que o exercício pleno da cidadania não deve ser um ato periódico que se esgota de 4 em 4 anos, mas também é um ato permanente e continuo.
José Pedro Sambú avisou que só pode votar o cidadão eleitor que tenha um cartão de eleitor e o seu nome conste no caderno eleitoral e que ainda não tenha votado.
“Tenho a consciência de que por razões administrativas, alguns cidadãos não vão poder votar, mas obviamente a deliberação é vinculativo e foi votada por unanimidade”, enfatizou.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A



















