ABERTURA DE ANO ESCOLAR: PRIMEIRO-MINISTRO QUER DOTAR ENSINO NACIONAL DE MEIOS NECESSÁRIOS

O Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira defendeu a necessidade de dotar o sistema de ensino nacional de meios necessários para fazer face aos problemas das infraestruras, do pessoal educativo e do currículo. O chefe de executivo fez esta declaração quando presidia a cerimónia oficial de lançamento do ano escolar 2014/2015. O ano lectivo ora aberto tem como o lema “Juntos Face aos Desafios para a Melhoria da Qualidade da Educação”.

Domingos Simões Pereira defendeu a reintrodução no currículo escolar de moral e ética enquanto ingredientes fundamentais que existiam no passado na sociedade guineense e disse que o governo preconiza uma “boa dotação orçamental para o sector do ensino mas sublinhou que o referido sector nunca poderá estar no centro das atenções se a paz e estabilidade permanecerem prioridades”.
Por seu lado, a ministra da Educação Nacional, Maria Odete Costa Semedo declarou que os desafios do sector educativo tornaram-se mais difíceis de vencer devido à situação da instabilidade política que assola o país.
Odete lembrou os dois conturbados anos lectivos decorridos no período da ausência de um governo constitucional e explicou que uma comissão havia sido criada para estudar a possibilidade da salvação do ano lectivo2013/2014.
Acrescentou ainda que a criação da referida comissão permitiu organizar reuniões de análise e de concertação com os parceiros da educação com o intuito de encontrar consensos sobre as decisões mais aceitáveis para o momento crítico.
Para a abertura do ano lectivo, Odete Semedo disse que foram feitas muitas diligências junto das Finanças Públicas bem como dos parceiros bi e multilaterais com vista a responder as exigências que se impõem.

Por: Aguinaldo Ampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *