As forças de segurança dispersaram esta tarde, 7 de junho de 2019, os jovens apoiantes dos partidos da maioria parlamentar que instalaram tendas na estrada [avenida Osvaldo Vieira] que dá acesso ao Palácio da República. Os jovens barricaram naquele lugar logo depois de uma marcha realizada esta manhã para voltar a exigir a nomeação do novo Primeiro-Ministro indicado pelo partido [PAIGC] vencedor das eleições legislativas de março.
A ocupação da estrada, que liga avenida Francisco Mendes à praça dos Heróis Nacionais, impediu a passagem de viaturas naquela zona, facto que obrigou a intervenção do líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, para pedir aos jovens que abandonem o sítio para desbloquear o trânsito.
Após o pedido do líder dos libertadores, os jovens retiraram-se da estrada para se instalar junto ao Clube do Sport Bissau e Benfica. Mas as forças de segurança acabaram por avançar com o uso da força para afastar os manifestantes daquela zona.
Os jovens correram até o fim de murro do Estádio “Lino Correia” e seguiram directo para o edifício das Nações Unidas, onde se instalaram barricadas.
Na sua curta declaração aos jornalistas, o Comandante da Polícia de Ordem Pública, explicou que o combinado com os manifestantes era até as 15 horas para terminar a vigília e abandonar o local.
“Esta é uma das vias que dá o acesso ao hospital e outras instituições, portanto é bom que sejamos mais pacíficos. Não vamos usar a força, mas sim estamos a pedir de forma pacífica para sairam da estrada. Se quiserem podem fazer novamente o pedido de autorização da parte das autoridades para uma nova manifestação. Nós sempre estamos disponíveis para segurar a marcha”, contou.
JOVENS DA MAIORIA PARLAMENTAR “OCUPAM” EDIFÍCIO DA ONU

Os jovens despersados pelas forças de ordem na avenida Osvaldo Vieira, ocuparam com tendas e cadeiras plásticos a rua do edifício das Nações Unidas em Bissau. A iniciativa, de acordo com um dos responsáveis, é fazer chegar as suas vozes junto das Nações Unidas.
A fonte acrescentou ainda que nas próximas horas vão igualmente ocupar as instalações de outras organizações regionais e sub-regionais no país.
Por: Assana Sambú



















