Presidente do Movimento: “SE O PRESIDENTE JOMAV NOMEAR O LÍDER DO PAIGC AO CARGO DE PRIMEIRO-MINISTRO, DEIXAREMOS DE APOIÁ-LO”

O Vice-presidente do Movimento de apoio político ao Presidente José Mário Vaz, Mussa Turé, advertiu que “se o Presidente da República nomear o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, ao cargo de primeiro-ministro, a organização deixará de apoiá-lo como também de acompanhá-lo na sua atividade política”. O jovem ativista político tornou pública a posição da organização numa conferência de imprensa, esta segunda-feira 17 de junho de 2019, na qual fez duras críticas ao líder dos libertadores (PAIGC), Domingos Simões Pereira, que considera  de “grande perturbador do país”. 

“Não foi Domingos Simões Pereira que ganhou as eleições, foi o PAIGC, enquanto uma formação política. Exigimos ao Presidente da República que respeite as leis do país e que cumpra a Constituição da República”, exortou o jovem ativista político que, entretanto, aproveitou a ocasião para apelar aos libertadores no sentido de enviarem o nome da figura indicada para o cargo do Primeiro-ministro, mas que não seja Domingos Simões Pereira.

Mussa Turé disse que o líder do PAIGC, Simões Pereira, é uma pessoa conflituosa e que não demostra respeito ao Presidente da República, por isso na qualidade de responsável do seu movimento político não o aconselha a nomear Simões Pereira para chefiar o futuro governo do PAIGC, tendo acrescentado que o partido libertador tem muitas figuras competentes para dirigir o governo e que serão capazes de ajudar no desenvolvimento do país.

“Nós do ‘Movimento JOMAV’ deixamos claro que, se o Presidente da República decidir nomear Domingos Simões Pereira para o cargo do Primeiro-ministro, não vamos acompanhá-lo mais na sua atividade política a partir daquele momento. Aliás, esta é a posição defendida por organizações políticas parceiras de outras formações políticas que têm apoiado o Presidente JOMAV”, advertiu.

Mussa Turé responsabiliza por isso o Chefe de Estado guineense por tudo o que resultar da sua decisão de nomear Domingos Simões Pereira para o cargo de Primeiro-ministro e aconselha-o a agir de acordo com as leis do país. Acrescentou ainda que o Presidente José Mário Vaz deve aguardar ainda a conclusão da formação da Mesa da Assembleia Nacional Popular que, na sua opinião, passa pela votação do candidato indicado pelo Movimento para a Alternância Democrática e devolver aos renovadores o posto do primeiro secretário da mesa do Parlamento.

Por: Assana Sambú

5 thoughts on “Presidente do Movimento: “SE O PRESIDENTE JOMAV NOMEAR O LÍDER DO PAIGC AO CARGO DE PRIMEIRO-MINISTRO, DEIXAREMOS DE APOIÁ-LO”

  1. Por fafavor, talvez o Sr. Mussa Ture, não tem legemitividade de representar o Sr. Presidente.
    Sr. Mussa Ture, não tem conhecimento juridico da nossa constituição e nem sabe interpretar artigos. Por favor bixa a sua tenção, é o Sr. Domingos Simoes Pereira, o futuro primeiro ministro. Podes ir a sua casa e buscar outra vida.

  2. Vai a merda mas zé, quem és tu para impedir a nomeação do vencedor das eleições para o cargo de primeiro ministro?
    Vai mas zé pastar a pulga!

  3. alem de tudo, como é possível formar um movimento de apoio a um politico. A gente forma movimento para causa comum, para defender a sociedade, para exigir os políticos que cumpram com seus deveres. mas isso não é o caso. como este movimento posicionaria se o presidente estivesse errando?será que teria total liberdade ou disponibilidade de corrigir ou enfrentar o presidente? temos muitas coisas para defender no país, ao invés apoiar políticos que são reféns do povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *