Crise pós-eleitoral : JOMAV RECUSA SIMÕES PEREIRA E PEDE AO PAIGC OUTRO NOME PARA PRIMEIRO-MINISTRO

O Presidente da República, José Mário Vaz, recusou hoje o nome de Domingos Simões Pereira, indicado para Primeiro-ministro pelo partido (PAIGC) vencedor das eleições legislativas de 10 de março e pediu aos libertadores que enviem outro nome para o cargo de Primeiro-ministro.

O Democrata apurou junto de uma fonte do gabinete do líder do PAIGC que o partido recebeu uma correspondência [com data de 18 de junho], enviada da Presidência da República na manhã desta quarta-feira, 19 de junho de 2019, na qual o Chefe do Estado evocou seus poderes constitucionais para recusar o nome de Domingos Simões Pereira sem, no entanto, avançar mais pormenores. 

Segundo a nossa fonte, o Presidente José Mário Vaz terá pedido aos libertadores o envio de outro nome para a função de Primeiro-ministro. A fonte informou igualmente que a direção do partido convocará uma reunião da Comissão Permanente para analisar a situação antes de uma resposta à carta da Presidência da República.

“Enquanto Presidente da República e nesta qualidade, fazendo jus aos poderes constitucionais que se me reservam, declino a proposta de nome enviado pelo vosso partido para a nomeação ao cargo de primeiro-ministro. Em consequência, considerando que o vosso partido é o que detém o maior número de deputados na Assembleia Nacional popular tal como foi referenciado na nota imediatamente anterior a esta, pedir, por via desta, em alternativa a vossa proposta anterior, a indicação de outro nome a ser designado para as funções do Primeiro-ministro”, lê-se na carta de resposta do Presidente José Mário Vaz, datada de 18 de junho e que deu entrada hoje, 19 de junho, no gabinete do líder do PAIGC.  

Por: Assana Sambú

3 thoughts on “Crise pós-eleitoral : JOMAV RECUSA SIMÕES PEREIRA E PEDE AO PAIGC OUTRO NOME PARA PRIMEIRO-MINISTRO

  1. julgo que não existe essa vontade Politica do Senhor Presidente da Republica de Guiné em resolver o problema que no fundo não é problema . A constituição e o estatuto do PAIGC,é clara , responsável do Partido é candidato a 1º Ministro e ponto final . Neste não era necessário gastar Rios de Dinheiro Sacrificando o Povo , posteriormente quem escolhe o 1º ministro é o presidente ,isto não tem quaisquer cabimento . Isto é um desrespeito para todos os mediadores , que se vêem de mãos atadas , vendo um Senhor a brincar com todas as forças mediadores , que já estão desacreditadas perante outros cidadãos demonstrando que intervenção que fazem perante ditadores e está surtindo efeitos . Isto é grave , Temos A CPLP ,CEDEAO AS REPRESENTANTES internacionais ENTRE OS REPRESENTANTES exteriores ETC , Estão a ser totalmente desacreditados tudo por incapacidade de tomadas de acção que pune esses malfeitores que levam a um Estado a conflitos internos e arrastam os cidadãos para a maior miséria de sempre ,sim os hospitais param ,escolas param entre outras instituições que se anarquizam por falta de um Governo responsável e credível .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *