MADEM CONGRATULA-SE COM A CEDEAO QUE RECONHECE JOMAV COMO PRESIDENTE LEGÍTIMO

O Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G 15) congratulou-se com a decisão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) de continuar a reconhecer o Presidente da República cessante, José Mário Vaz, como o “único e legítimo Presidente da República da Guiné-Bissau até a tomada de posse do Chefe de Estado eleito.  A posição da segunda força política no Parlamento guineense relativa à decisão da CEDEAO foi tornada pública através de um comunicado de imprensa enviada no início deta tarde de domingo, 30 de junho, à redação do Jornal O Democrata.

O comunicado emitido pela Comissão Permanente daquela formação política informa ainda que a decisão dos Chefes do Estado e do Governo da CEDEAO de reconhecer o Presidente da República cessante José Mário Vaz como o único e legítimo Presidente da República da Guiné-Bissau significa uma “derrota política, diplomática e vergonhosa ao PAIGC e ao seu líder”, que segundo o comunicado do MADEM, desencadearam ações subversivas com a finalidade de alterar a ordem constitucional e o Estado de Direito Democrático do país, através da resolução nº04 da Assembleia Nacional Popular aprovada a 27 de junho de 2019.

Segundo o comunicado, a Comissão Permanente do MADEM felicitou a Conferência de Chefes dos Estados e de Governo da CEDEAO pelo pragmatismo e compromisso com os valores da democracia e do estado de direito demostrado, ao recusar associar-se naquilo que considera de “planos golpistas” delineados por Domingos Simões Pereira e seus aliados internos e externos.

Informa ainda que o partido manifesta a sua total disponibilidade em apoiar todas as iniciativas constitucionais tendentes a procura de soluções consensuais que, de acordo com o comunicado, visam resgatar o país da situação calamitosa em que se encontra, em consequência daquilo que considera da “gestão ruinosa das finanças públicas” pelo actual Primeiro-ministro e Ministro da Economia e Finanças, Aristides Gomes.

“Reiterar a sua firme solidariedade para com o Partido da Renovação Social (PRS) na sua legítima luta pela recuperação do posto de primeiro Secretário da Mesa da ANP, apropriado de forma ilegal, abusiva e arbitrária pelo PAIGC e convidar a ANP a agendar uma sessão extraordinária para a eleição do candidato do PRS ao lugar de primeiro secretário da ANP”, lê-se no comunicado da Comissão Permanente do MADEM – G 15.

Por: Assana Sambú  

2 thoughts on “MADEM CONGRATULA-SE COM A CEDEAO QUE RECONHECE JOMAV COMO PRESIDENTE LEGÍTIMO

  1. CEDEAO TEM TABEM QUE LUTAR PARA AS ESTABLIDADE POLÍTICA DE ECONÔMICA RURAL DOS CAMPONESES.

  2. “gestão ruinosa das finanças públicas” pelo actual Primeiro-ministro e Ministro da Economia e Finanças, Aristides Gomes? O governo de Aristides Gomes era um governo de GESTÃO…e os vossos governos(4!) que em 4-5 anos dilapidaram o erário público? Onde está “o dinheiro de Estado que tinham prometido pôr no cofre de Estado*? É melhor ficarem calados!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *